sábado, 1 de agosto de 2009

Resenha: Alex Kidd in Miracle World (Master System)




Alex Kidd in Miracle World
- A.K.A Videl no Mundo dos Milagres -

Year: 1986 (eu tinha 5 anos)
Quem fez: SEEEEGAAAAA
Sistema: Mestre
Playahs: 1

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: NOTAS ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Cosmão: 9.5
"...o cabeção da Sega tinha potencial pra caralho..."

Diego Batera: 9
"...eu fui o cara que zerou Alex Kidd ao vivo, na frente da rua inteira..."

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Cosmão ::::::::::::::::::::::::::::::

Falar de Alex Kidd, seja qualquer jogo para qualquer sistema, é falar da infância da maioria que frequenta esse (e outros também retrôs) blog.

Alex ganhou seu primeiro game para disputar atenção com Mario, da Nintendo, que foi avaliado ontem. O jogo era caprichado ao extremo, com músicas, efeitos sonoros, jogabilidade, inimigos, fases carismáticas e tudo o que Mario tinha de bom TAMBÉM. E por que não vingou ?


Acho que nem a Sega sabe responder isso.

Alex Kidd in Miracle World tinha potencial para gerar inúmeras sequências:
1 - a história não era o clichê de salvar princesas, como Mario;
2 - Alex usava diversos tipos de itens, o inventário parecia de um RPG;
3 - haviam diálogos no meio das fases, com chefes e com outros personagens;
4 - as lutas com chefes eram criativas, nada de sair pulando, o jogo presenteava o jogador com o famoso JANKENPO;
5 - resgate de seu irmão, Eagle, no meio do jogo, aprisionado em um castelo;
6 - veículos no game somavam 3 diferentes !!!;

Isso só pra citar algumas inovações do joguete. O cabeção da Sega tinha potencial pra caralho, pena que foi renegado à jogos que, nem de longe, fizeram jus à essa pérola.

Talvez somente o Shinobi World tenha algum potencial para se equiparar ao Miracle World. Mas isso é outra história.

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Diego Batera ::::::::::::::::::::::::::::::

VIDEL NO MUNDO DOS MILAGRES !!!
Issaê, Batera dando as caras no XUGUEIMES a convite do cosmudo.

Bom tou aqui pra falar de um gueime muito escalafobético, daquele garoto cabeçudo com uma mão enorme que destrói pedras e joga pedra, papel e tesoura com uns fdp antes de encher suas caras de porrada. É o Videl. LOL :}!

Este crássico vinha na memória do SMS e era uma febre na época.

Todos os guris da minha rua apostavam quem ia zerar primeiro, só que eles nunca decoravam as sequências dos joguinhos nem da tela final.

Eu sim, logo VENCI PARA WINS. Eu fui o cara que zerou Alex Kidd ao vivo, na frente da rua inteira.
O respeito que ganhei teve efeito quase imediato. Ah, bons tempos ='] Mas eu estou divergindo do assunto...
Este cartuchete tem uma jogabilidade razoável. Você anda, pula e soca.

Porém, tem uma dificuldade acima da média. Tocou em qualquer coisa, morre e vira anjinho.
Tem alguns itens que você pode usar pra facilitar sua vida, como o anel da destruição, o cajadinho que faz voar, a invencibilidade temporária, a motinha Sukopako (esse nome é foda demais aehaieh) e o Peticóptero.

Destaques para a extrema dificuldade dos 3 castelos presentes no jogo. Muitas armadilhas e sacanagens te esperam antes dos embates mortais com alguns mestres do jan-ken-pô.

Algumas musiquetas r0x que se repetem aqui e acolá, uns SFX tronxos e uns sprites de inimigos muito estranhos (destaques para o polvo da parte aquática da 1a fase e sua passagem secreta pelo pote onde ele fica, e o urso azul no final da fase da floresta, que é chata demais sem a motoneta :P)

E na versão americana, o Videl come um hamburger na telinha de apresentação das fases, enquanto que no japão é um bolinho de arroz. CENSURA MAIS IDIOTA EVER AWARD PRA ESSE GAME!

Afora essas tosqueras, é um clássico que desperta saudades em quem viveu a NOBLÁRIA década oitentista dos games e merece ser debulhado ao menos UMA VEZ NA VIDA.

Pelo menos pra você dizer "Bom, esse final é melhor que o do SHINOBI ¬¬" !

Participação especial ATRASADA no post de Iyasu McFly:
"...foi o 1 game do nosso NOBLÁRIO yasu, e foi nele que aprendeu a ficar puto com uma morte após um pulo mal calculado..."

Mais DUAS imagens do VIDEL em ação:


dentro do 7 na caverna e radicalizando na florestinha


NEXT - Streets of Rage 1 (Mega Drive)

11 comentários:

  1. Cara, eu jogava isso na memória do meu master, o jogo mesmo eu nunca tive mas po, e aquela ultima fase com o puzzle maldito? só com revista pra conseguir aquela coroa... rox mesmo era qdo vc chegava na metade do jogo, além de ganhar no janken po tinha que derrotar a cabeça dos bichos... foi a primeira vez na vida que eu vi uma cabeça voadora e pra variar fiquei com medo aiuehaheiuahehae

    ResponderExcluir
  2. Caralho auehaeuhaeuhauhe!
    Eu lembro que demorei pra conseguir matar o terceiro boss que soltava a cabeça, até pegar a manha, depois fica facílimo.
    O puzzle no final, de TANTO ver, acabei decorando.
    O ricardo (o amigo nosso) tacou na PORTA da casa dele os desenhos na época pra decorar e passar UHAEUAHUAEHAUE!

    ResponderExcluir
  3. Meu primeiro jogo de verdade! Veio na memória do meu Master System 2, que eu comprei em 1991. Joguei pra caralho, e fiquei muito puto com ele também. Morrer nas ultimas fases era tão fácil quanto bater uma pra Eva Angelina. Lembro que foi nesse jogo que eu taquei o controle no chão com força pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  4. é oq eu sempre digo... vai ficar sempre na memória!

    ResponderExcluir
  5. nunca passei da fase da motinho

    eu era mto ruim qndo era criança ahuhuahuauhauha
    mai era daora pra caraleo esse joguinho

    ResponderExcluir
  6. @Creh

    Oloko, essa primeira fase da moto é fácil, o problema é passar a fase da floresta de moto.

    Outra coisa que eu morria direto nesse jogo era no primeiro castelo, nos primeiros saltos com espinhos no teto.

    ResponderExcluir
  7. @ Raphael Belmont

    É verdade, o desafio mesmo começava nas fases finais, o que era aquilo? Inimigos, armadilhas e furacos (buracos disfarçados) por toda parte!

    Poisé, nunca consegui vencer, mas ei de fazê-lo antes de ir pra cova.

    ResponderExcluir
  8. Não é censura: o hamburguer só existe na BIOS do Master System, se vc comprar umc artucho americano e colocar no SMS, vai aparecer o bolinho.

    Adoro os gráficos do jogo e acho as pedras lindas, mesmo sendo formadas pro pouos pixels.

    ResponderExcluir
  9. Personagem carismático, jogo bom e bastante desafiador até os dias de hoje!

    Alex Kid in Miracle World é o tipo de jogo que fica na lembrança para sempre

    ResponderExcluir
  10. é verdade o cabeçudo q destrói pedras deveria ter feito mais sucesso !!

    ResponderExcluir
  11. Épico, esse joginho já mim tirou a santa paciência várias vezes, quando era criança, então resolvi baixar joginho, conseguir zerar pela 1a vez hj 28/07/2013 kkkkkkkkkkk só zerei p/ no play 2 consegue salvar shuashsuahus, mais quando era criança o danado dava muito trabalho...

    ResponderExcluir