sábado, 29 de maio de 2010

Retro Challenge: The Immortal [parte 4]


Ahhhhh, demorou mas chegou!! E por que a demora, senhor Cosmão? Simples: demorei pra cacete pra descobrir O QUE FAZER PARA INTERAGIR COM O MALDITO REI GOBLIN! Enfim, o que era preciso fazer descobri com um amigo meu, Lucas: bastou usar o item SPORE no piso cheio de terra da sala, sair da sala por alguns instantes e voltar. O rei estava tombado, envenenado, mas não morto.

AH MEU DEUS, matei todo mundo!

Deep Duck Trouble (Master System)

Galera, hoje não tem The Immortal por falta de tempo, mas apresento uma análise de um joguinho que gosto bastante do Master System para compensar. Prometo que amanhã eu volto com as aventuras perigosas de Cosmão nos confins do labirinto infernal para salvar Mordamir.




Donald sempre foi muito lembrado na época dos 8 e 16 bits, principalmente nos consoles da Sega. No Mega ele estreou dois jogos, o famoso Quackshot e World of Illusion, com quem dividiu a cena com Mickey. No Master System também foram dois jogos, o conhecidíssimo Lucky Dime Caper e este que vos apresento hoje, Deep Duck Trouble. As diferenças entre os dois jogos do Master são várias. Eu diria que apenas o personagem se manteve, visto que até a mecânica e inclusive o sprite de Donald é diferente.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [12]


Cheguei até onde mora Neil, primo de Will. O carinha parece um elfo, todo de roupa verde e pelo visto fede à chulé. Kara reclama do cheiro ameaça se retirar da casa. Neil estranha, já que está com as mesmas meias faz apenas um mês, o que pra ele é super normal....

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Teenage Mutant Ninja Turtles



Acho que todos conhecem as Tartarugas Ninja por aqui. Elas fizeram muito sucesso nos anos 90 sob as mais variadas mídias, como filmes, desenhos e, principalmente para nós, games. Os jogos de Donatelo, Michelângelo, Rafael e Leonardo fizeram bastante barulho nos arcades e consoles domésticos. É certo que a maioria conhece e aprecia muito mais os jogos de porrada das tartarugas, ao invés dos joguinhos de plataforma que insistiam em fazer na época. Pois bem, hoje vou falar sobre um desses jogos de plataformas, o primeiro delas pro Nintendinho. E desde já aviso: cardíacos que gostem do game, se preparem...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Retro Challenge: The Immortal [parte 3]


Pois bem galera, é hora de continuar minha aventura com o mago Cosmão, que se lascou ao entrar em um calabouço cheio de MORTES, com coisas que FURAM, PENETRAM e RASGAM, não necessariamente nessa ordem, só pra salvar outro mago. Hoje joguei pouco, mas dei uma boa xeretada no segundo andar, onde já de cara descobri da pior forma dois novos inimigos: as gelecas assassinas! Essas malditas ficam rastejando pelo chão logo na primeira sala, se tocarem o mago, o transformam em uma linda pilha de ossos brilhantes...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Felix the Cat (NES)


Uma vez me indicaram o jogo do Gato Felix pro NES. Eu baixei, testei e acabei encostando a rom, como 99% dos jogadores que dependem de emuladores o fazem. Claro, com a disponibilidade de jogar qualquer jogo, de praticamente qualquer sistema, à qualquer hora, fica fácil juntar um enorme acervo de jogos para desfrutá-los bem devagar. E nem vou entrar no mérito de discutir o eterno problema da dúvida "o que vou jogar hoje?", pois essa é uma síndrome pela qual passam todos que tem milhares de roms no PC. Outro dia eu faço um post especial sobre isso, prometo.

domingo, 16 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [11]


Saindo da cidade de Freejia, encontrei o caminho pra Diamond Mine, nossa próxima parada. A mina tem poucos inimigos, dos mais perigosos uns lagartos gigantes que atacam lentamente com correntes, um olho voador e um verme que sobe do chão e atira bolas de fogo, nada de tão preocupante. Descobri que preciso salvar 8 escravos aqui.

G.I. Joe - A Real American Hero (NES)



Acredito que muitos aqui conhecem os personagens de G.I. Joe. Não ? E o que me dizem dos Comandos em Ação? Ahh, agora se lembraram né? Pois é, hoje resolvi falar um pouco sobre um game muito bacana com esses carinhas armados até os dentes pro sistema de 8 bits da Nintendo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Retro Challenge: The Immortal [parte 2]


Continuando nossa aventura, eu havia parado de contar após entrar por uma porta, depois da sessão de flechadas que quase queimaram o rabo de Cosmão. Pois bem, essa porta me levou à uma sala ENORME e.... escura. Não dá pra enxergar quase nada, mas ao pausar o game, dá pra ver bem algumas armadilhas ali. Ou alguma coisa parecida com isso.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Guardian Heroes (Sega Saturn)

Já faz algum tempo que eu estou ensaiando a entrada dos jogos de 32 bits no Shugames. No passado, eu havia feito uma análise (tosca) de Crash Bandicoot, mas isso foi quando o Shugames estava começando e quase ninguém viu. Resolvi deletá-la e só voltar a falar dos 32 bits em um futuro próximo. E esse futuro chegou!

Resolvi inaugurar logo com um enorme clássico do Saturn, o qual poucas pessoas talvez conheçam, mas quem teve o console na época com certeza jogou ou pelo menos ouviu falar. Essa resenha de Guardian Heroes foi postada uma vez na Old Games Zine, mas como alcançou pouca gente, fiz questão de apresentar o jogo novamente pra quem não viu ou não conhece, modificando um pouco o texto e adicionando novas coisas. Admito que não gosto de repostar coisas, mas Guardian Heroes é um jogo que merece ser divulgado cada vez mais.

Espero que gostem da estréia do Saturn, esse é apenas o início! Aproveito pra inaugurar o novo estilo de resenha, as notas finais voltaram! E vamo que vamo!

Retronado Illusion of Gaia [10]


A cidade de Freejia é conhecida por ser a cidade das flores, e isso logo é notado já que entramos na mesma: flores e folhas caem do céu num efeito bem bacana. Kara segue pra um hotel descansar e eu tomo controle de Will para explorar o local. Apesar da cidade aparentar ser bem cuidada e aconchegante, algumas pessoas estão sendo feitas de escravos, sendo forçadas a trabalhar. Geralmente essas pessoas são aquelas que eles encontraram naufragando no mar. Hum... Será que os amigos de Will foram presos também?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sonic 3D Blast (Mega Drive)


Conheci Sonic 3D Blast meio sem querer, alugando ele no meio de umas 5 fitas, tudo junto. Há de se dizer que as capas dos jogos do Sonic sempre me chamaram muita atenção na época, era quase inevitável o aluguel de um jogo com Sonic na capa, tamanha a qualidade. Mas nem só a qualidade das capas eram o chamariz, algo nos jogos do Sonic fazia a diferença, assim como algo nos jogos do Mario, no caso da Nintendo. Mas deixemos isso de lado e vamos falar do dito cujo logo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rockin' Kats (NES)


Em termos de jogos de plataforma, o NES superou em muito seu principal rival, o Master System. Enquanto os donos do sistema da Sega se esbaldavam com os jogos do Alex Kidd e Sonic principalmente, a galera do NES tinha uma variedade enorme de jogos de qualidade, como Mario, Megaman, Castlevania, Metroid, entre tantos outros.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [9]


Continuando nosso Retronado, como a única pessoa que sobrou ali na jangada, além de mim, foi Kara, fui conversar com ela. Ela tenta manter a calma diante da situação e me lembra do pedaço de carne que pegamos no castelo, no dia da fuga. Comi a coxa de frango roubada e os dias foram seguindo...

domingo, 9 de maio de 2010

The Lost Vikings (SNES)


Nenhum game conseguiu unir puzzles criativos com elementos de plataforma tão unicamente como a série The Lost Vikings. Talvez até existam jogos assim, cujos quais eu talvez nem conheça, mas pelo menos dos mais famosos, não vejo nada no horizonte além dos games dos 3 vikings emburrados.

sábado, 8 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [8]


Cheguei no navio e já fui sendo chamado de rei, um rei que finalmente voltou. Mais baixinho, mas voltou. Nem Will, nem eu e acho que nem vocês estão entendendo nada, mas vamos continuar.

Retro Challenge: The Immortal [parte 1]


E então é chegada a hora (atrasada) de dar o pontapé inicial na minha jornada para terminar The Immortal, versão do Mega Drive. The Immortal é um RPG no estilo Diablo, onde controlamos um herói por labirintos quase sem fim, todos cheios dos perigos característicos desse tipo de jogo. Mas em The Immortal, as coisas são, digamos assim, mais perigosas...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saiyuuki World (NES)


Algumas vezes me deparo com alguns jogos que me lembram outros, e fico tentando adivinhar quais as verdadeiras razões por trás de tais obras para que as mesmas existam. No caso do jogo de hoje, eu nem precisaria citar o jogo no qual ele foi baseado, basta uma simples olhada pelas imagens pra qualquer um que jogue video-games desde a década de 80 matar na hora qual o jogo original. Bom, pra quem ainda não sacou, Saiyuuki World é baseado em Wonder Boy in Monster Land, do Master System, mais comumente conhecido como Mônica no Castelo do Dragão por essas bandas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [7]


A caverna é..... minúscula. Usei o novo poder de Will na parede, entrei por ela e peguei o Incan Statue A. E se existe uma estátua Inca com a letra A, provavelmente existirá a B, talvez até a C...

Divulgação do Retro Pixels e do Retro Challenge!

Boa noite pessoal, apenas alguns pequenos avisos antes de mais nada!

Já faz um tempinho que meu amigo Matt (OGZ/FTW) anda esboçando um novo blog próprio, dessa vez na plataforma BLOGGER, onde ele abordaria jogos antigos de uma forma diferente da maioria que se concentra em reviews e detonados. Pois bem, Matt finalmente inaugurou o Retro Pixels e estou aqui fazendo um jabá pro meu parceiro. Entrem, visitem, deêm suas opiniões e espalhem a notícia. Não é todo dia que surgem blogs de qualidade!


Lembrando que o endereço do Retro Pixels é www.retropxels.blogspot.com ! Pois é, não existe a letra "i" no Pixels, pois algum malandro já havia registrado o endereço.

Agora vamos ao que interessa! A votação chegou ao fim e o jogo escolhido foi o óbvio The Immortal.... mas vocês querem arrancar meu couro mesmo! The Immortal liderou a pesquisa do início ao fim, com Yo! Noid, que foi a segunda escolha, não representando nenhum perigo à ele. Confesso que até preferia Yo! Noid ao invés do carrasco do The Immortal, mas regras são regras!

The Immortal venceu com a metade dos votos totais, finalizando a enquete com 28 votos contra apenas 16 de Yo! Noid, o segundo colocado.

a caveira já prevê meu sofrimento e ri da minha desgraça...

Então, sexta-feira eu já armo uma abertura pro Challenge e começo a postar minhas primeiras impressões e avanços no jogo. Para minha sorte, The Immortal vem equipado com o sistema de passwords, o que não me obrigará a jogá-lo inteiramente do começo ao fim, podendo ter um descanso semanal.

Ontem já andei rabiscando o jogo e morri umas 17 vezes no início..... prevejo muito sangue, úlceras, enxaquecas, mas prometo que VOU ATÉ O FIM, mesmo que para isso nasçam mais cabelos brancos em minha cabeça ainda.

domingo, 2 de maio de 2010

Blackthorne (SNES)


Blackthorne sempre foi um jogo muito bem quisto entre a comunidade gamer e também pelos donos de SNES na época de seu lançamento. Seguindo um estilo consagrado por Prince of Persia e copiado magistralmente pelos também excelentes Flashback e Out of This World, Blackthorne logo se tornou um clássico, sendo considerado por muitos um dos melhores jogos do console.

sábado, 1 de maio de 2010

Retronado Illusion of Gaia [6]


É noite. Todos dormem no castelo, inclusive os guardas. Bom, nem todos assim. Encontrei um guarda acordado que pede pra eu vazar logo dali antes que o rei me veja e alguns empregados que ainda perambulam pelos corredores. Fui direto ao quarto de Kara, que me esperava ansiosa.

Atomic Runner (Mega Drive)




Raramente faço isso, mas essa história é tão BRUTAL que resolvi fazer um resuminho da mesma. Tradução livre da história: