domingo, 16 de janeiro de 2011

Retronado Turma da Mônica em O Resgate [1]

Bom, como eu havia prometido, eis o novo Retronado do Shugames, Turma da Mônica em: O Resgate. Os Retronados não tem dia fixo de postagens, pretendo postar pelo menos uma parte por semana, mas tudo vai depender do quanto eu conseguir fazer, se tiver mais partes prontas, vou postando regularmente. Isso evita também que postagens de um mesmo tema se repitam, a idéia é deixar o blog bem diversificado nas matérias.

Enfim, deixa eu parar de enrolar e vamo começar logo com isso!


Mônica enfrentou o Meka Dragon no primeiro jogo, mas acabou aprisionada pelo Capitão Feio em seu castelo. Isso não foi eu quem inventou, está no manual do jogo, como podem ver aqui:

clique para ampliar

Me lembro desse manual direitinho, pois tive o cartucho original e joguei até os dedos formarem calos esse grande clássico do Master. Claro que não me lembro exatamente de tudo, mas aos poucos a memória vai voltando junto com as boas lembranças daquela época.


O Prólogo
Ao enfrentar o Dragão Gospe Fogo, nossa amiga Mônica foi envolvida por uma magia e desapareceu. Antes de sumir, ela mandou uma mensagem para seus amigos que vieram socorrê-la. Você não pode ficar de fora desta sensacional aventura!


O jogo começa exatamente onde termina o primeiro game da série, Mônica na Terra dos Monstros, ou no original, Wonder Boy in Monster Land. Um post completo sobre tais jogos pode ser conferido aqui.

Estamos com a Mônica no último labirinto, praticamente na reta final do mesmo. Siga em frente, matando as cobras verdes, salte na mola, mate a cobra azul e siga por cima. Mate os ciclops e caia na bifurcação. Nos dois morcegos, siga pelo lado esquerdo e lá embaixo continue pela esquerda no corredor azul até chegar na porta do chefe.

o labirinto é curto, mas não custa por umas telinhas mostrando as principais partes

Ah, se o labirinto do primeiro jogo fosse simples assim...

Chefe: Meka Dragon
O primeiro chefe é simples, pois é praticamente impossível morrer aqui. Vá acertando a cabeça dele e desviando de suas baforadas, sempre de olho na sua energia e na EV, Energia do Vilão.

o tal do Meka Dragon

Quando acabar, uma chama azul irá surgir e um monte de moedas vai ficar pulando, pegue tudo que conseguir antes de tocar na chama azul. Assim que enconstar, se transformará em Chico Bento.

A Escapada do Castelo
Com Chico o negócio é na espingarda de sal, que mais parece uma espingarda comum, visto que sai FOGO da arma! Ele pode atirar deitado, o que é uma ajuda e tanto futuramente. No primeiro corredor já encontramos um ciclop verde com uma chave como prêmio, e aqui cabe duas pequenas explicações:


a força dos inimigos no jogo é medida pela sua cor, indo dos mais fracos (vermelhos) até os mais fortes (azuis);
• as chaves são usadas em portas com fechaduras (ah vá?), com uma diferença: portas com fechaduras verdes requerem apenas uma chave e pronto, portas com fechadura vermelha sempre vão precisar de chaves cada vez que quiser entrar nelas;

Continuando... nos corredores seguintes pedras se soltam do teto, mas nada que dificulte muito, pois o Chicão herdou todo o "armamento" da Mônica, incluindo armadura e escudo legendários. Após os blocos montarem a escada, suba e Chicão vai sair no alto dos muros do castelo.


Dali por diante, basta seguir pela esquerda matando os esqueletos e o jogo finalmente terá início.

Começando a Aventura
Mônica em O Resgate é um jogo de plataforma misturado com RPG de ação, baseado no original Wonder Boy 3. Encontramos armas, escudos, armaduras, juntamos dinheiro, pedras de experiência e achamos novos pontos de vida, simbolizados aqui por corações. Um novo ponto de vida só é encontrado em baús, corações deixados por inimigos servem apenas para restaurar a vida.

Chico Bento chegando na cidade

Nesse jogo também temos a POÇÃO, que salva tua pele caso a energia vá pelo ralo. No primeiro game esse item era conhecido também como POÇÃO DE LIMPEZA, visto que a Mônica enfrentava o "exército" do Capitão Feio. A diferença agora é que dá pra carregar até duas delas, diferente do primeiro jogo, onde apenas uma era possível.

Bom, começamos na cidade central do jogo, o ponto de partida para todas as outras fases. Na primeira casinha da cidade temos o Cascão, que além de fornecer passwords, também está nas lojas vendendo itens e armas. Mais adiante, após o bloco da mola, há um porta, na parte de baixo da torre. Entrando por ela e caindo pela direita, encontra-se o primeiro baú com o primeiro CORAÇÃO do jogo, segundo no total.


Volte e suba no segundo andar, entrando na porta com uma janelinha. Portas com janelas significam LOJAS ou SENHAS com o Cascão. Nessa primeira loja, compre logo de cara a ARMADURA AÇO por 44 moedas. Se tiver grana, compre já o ESCUDO AÇO (32G) também, senão saia, entre na porta abaixo da loja e siga pelo oceano pra juntar uma grana. Não se esqueça de equipar os itens no inventário do jogo. Ao voltar na loja, provavelmente já poderá comprar também o PODER VENTO (15G), que aumenta o poder de ataque do personagem. Caso precise, mais adiante na cidade, após a torre central, há um hospital onde Franjinha poderá curar seu personagem por algumas moedas.


Bom, o negócio agora é ir atrás de uma chave pra abrir a porta da torre central da cidade, pois o caminho pela esquerda está bloqueado e pela direita é impossível. Essa chave fica lá no final da parte do oceano, dentro de um baú. Mas isso fica pra próxima etapa, por hoje já está de bom tamanho, semana que vem eu volto com mais uma parte do jogo.

10 comentários:

  1. Ja estava desligando o PC e me aparece quentinho que nem o primeira fornada de pao de padaria o primeiro post do novo Retronando. To com sorte.

    Joguei muito Monica em o Resgate e um dos meus jogos favoritos, acho até que não joguei mais porque a fita não era minha e sim de meu primo. Um fato que desconhecia era que o jogo era continuava aonde parou Wonder Land.

    Já esperando o proximo post do Retronando em Monica o Resgate e que ele pare no anjinho(rsrs brincadeira).

    ResponderExcluir
  2. @64gamers
    Hehehehehe, bacana que tenha gostado, a segunda parte deve sair já durante a semana.

    ResponderExcluir
  3. Cosmão, é meio off topic ( totalmente...) mas minhas atualizações não estão aparecendo alí na barra de links. isso é normal? jé postei uma nova materia ontem.

    ResponderExcluir
  4. @Bond
    Talvez o template do teu blog não esteja permitindo os rss news de atualizar. Pode ser que mudando o template pra algum mais novo isso seja habilitado.

    ResponderExcluir
  5. não, vc nao entendeu, as atualizações não aparecem aqui no seu blog...

    ResponderExcluir
  6. Excelente jogo. Certamente vc vai se divertir bastante nesse retronado :D

    ResponderExcluir
  7. Eu assumo: Demorei a achar a saída nesse primeiro labirinto, fiquei dando voltas e voltas.

    ResponderExcluir
  8. Ai galera, alguem sabe pra que servem essas pedras?? acho que pra nada ne?

    ResponderExcluir
  9. @Anônimo
    Servem como uma espécie de experiência, o que facilita a aparição de itens novos nas lojas.

    ResponderExcluir
  10. que saudades dos velhos tempos tempos bons

    ResponderExcluir