domingo, 13 de novembro de 2011

Retronado StarTropics [7]


5 - O Sino do Capitão

Parece que tudo estava caminhando para finalmente encontrarmos o tio de Mike, mas alguma coisa estava no nosso caminho. Após um tempo navegando, paramos em uma ilha com um navio ancorado, impedindo nossa passagem para o outro lado. Provavelmente alguma coisa importante me espera aqui, é hora de explorar Bellcola, um conjunto de ilhas cheio de segredos!


Conversando com os moradores de Bellcola, descobri que o homem que deu nome à ilha foi um grande capitão, provavelmente o dono da embarcação ancorada do ladao de fora, Captain Bell. Na parte mais alta, encontrei outro músico, que dessa vez me apresenta uma parte de sua música. Um dos moradores pareceu me reconhecer e concedeu a entrada de onde mora o chefe do vilarejo. Entrei e ele logo veio dizendo que já me esperava, pois recebeu a notícia do chefe de Coralcola, pedindo para que ele me contasse como passar pelo estreito onde está ancorado o grande navio.


E o homem começou a falar:


"Mike, peço para que guarde segredo disso que vou lhe contar. Em 1680, o Capitão Bell lutou bravamente contra piratas que queriam invadir nossa ilha. Ele bloqueou o estreito para evitar a invasão pirata usando seu próprio navio, salvando à todos nós. Desde então, ele se tornou o patriarca das ilhas do lugar. Mas ele deixou um segredo dentro de uma caverna de como abrir caminho para passar por ali. Mike, não será fácil entrar na caverna onde Bell escondeu o segredo, terá que pedir ajuda para Peter. Boa sorte!"


Pois então vamos procurar o tal Peter. Conversei com todos da vila e ninguém ali parece ser o tal Peter. Saindo, notei uma trilha à esquerda e um pássaro no final. Era o Peter, provavelmente o papagaio do Captain Bell. Mas o sacana não quer saber de conversar, a menos que eu lhe entregue algum presente. Voltei à Bellcola mas não encontrei nada de útil ali. Então entrei no submarino novamente e fui pela direita do mapa, rodeando até onde podia. Um pouco abaixo, achei um local onde dava pra submergir, o que me levou pro meio do lugar. Ali usei outro ponto e submergi, indo parar na parte alta, em outra ilha ali próxima.

papagaio interesseiro...

Subindo no mapa, achei uma casinha isolada. Lá dentro mora um pescador, que acabou por me entregar uma isca achando que eu poderia me tornar um grande pescador também. Essa foi a deixa para que eu levasse a isca para Peter, quem sabe com uma minhoca ele não me forneça alguma informação importante.

belo nome pro mestre da pescaria

Voltei lá e o pássaro, ao meu entender, não disse nada com nada:


- Hide Peter, hide awk! Do me so far, do me?"

Sem entender nada, resolvi explorar um pouco mais o lado montanhoso perto de onde achei o pescador. Ali, confirmando minhas suspeitas, há um caminho escondido sinuoso por dentro das pedras, o que me levou até uma espécie de sala que mais parece uma torre. Entrando, conheci a curadora do Memorial ao Captain Bell. O lugar inclusive tem um piano gigante ali em uma sala, o qual eu posso inclusive interagir. Pelo que deu a entender até aqui (e pelo meu limitado conhecimento sobre música), o piano tem as sete notas musicais que podem ser reproduzidas: DO RE MI FA SO LA SI! Mas o que isso tem a ver com o segredo do capitão? E o que aquela ave maluca quis dizer com "Do me so far, do me?" ?

não me avisaram pra ter curso de música antes de jogar StarTropics...

Foi aí que caí na real! O papagaio está pronunciando NOTAS MUSICAIS disfarçadas! Cacete! Que jogo maluco! Imagino quem jogou na época, o quanto não ficou doido tentando entender a relação entre essas coisas todas! Traduzindo musicalmente a fala do papagaio: DO MI SO FA DO MI! No piano gigante: primeira tecla, terceira, quinta, quarta, primeira e terceira! As chamas que bloqueavam o caminho na lateral se foram.

Segui pelas escadas e fui parar em um corredor subterrâneo. Na escada do meio, mais um coração pra energia de Mike. Seguindo pela escada abaixo, achei a saída que me levou até a caverna onde provavelmente está guardado o segredo do Capitão Bell! É hora de encarar mais uma dungeon em StarTropics!

Tudo começa bem, mas logo na terceira tela, o jogo te obriga a ser rápido pra descobrir a pedra certa pra saltar enquanto as outras logo atrás estão sumindo! Se errar, perderá uma vida e terá que retornar a tela. A pedra correta fica logo acima, perto da saída, pise ali, volte e desça, pisando no botão pra abrir a saída. Nem tente pegar os corações ali, ou é morte certa.

uma sala fatal já de começo, porque facilidade não existia nos 8 bits

À seguir, uma armadilha soltando lanças de cima e de baixo obrigam Mike a correr, na tela da frente, mais lanças e botões, pule sempre que ver uma na sua direção para evitar ser flechado (perde-se MUITA energia). Na tela com a bolinha, pise no bloco do início para liberar o botão e bata na bolinha cinza, que vai começar a se mover para os lados. Basta pular por cima dela para evitá-la. Na tela seguinte, todas as portas vão abrir. Se precisar de energia e for rápido o suficiente, encare a porta da esquerda, salte as lanças e colete dois corações. Volte e siga por baixo. Mate os inimigos e pegue a placa para sortear um número de vidas, mas cuidado: você pode ter o azar de tirar um -1 ou -2 e PERDER vidas! Vai da sua escolha!

escapando das flechas e ganhando +2 vidas na placa

Seja qual for sua escolha, suba e suba novamente. A sala parece não ter saída, mas há um buraco falso no alto, à direita. Caindo, siga rápido pra escada do canto inferior direito, antes de ser empalado pelas estacas. Saindo, siga caminho beirando a parede da direita, suba e vire à esquerda para entrar na passagem da parede (novamente, simbolizada com os rasgos no chão). Atravessando o centro da tela, basta ir reto pela esquerda, descer e entrar na passagem mais abaixo. Mate os bichos dali e desça, saindo em uma sala familiar. Dê a volta e entre na porta da lateral.

guie-se pelos rasgos no chão na segunda tela

Apesar da complexidade da próxima sala, basta matar os morcegos e ir direto pra saída da esquerda. A pedra que libera o botão está ali próxima, algo bem simples de ser feito. No corredor, tome extremo cuidado com a bola enorme, se encostar morre na hora. Vá seguindo se esgueirando pelos vãos do lugar até chegar no fim. Pise nos dois botões, colete o espelho (x40) e siga pela esquerda. Mate os inimigos usando o espelho e continue o caminho da esquerda.

essas telas são sequências uma da outra (da direita pra esquerda)

Agora são quatro caminhos que podem ser visitados, mas, entre eles, existem quatro daquelas bolinhas. Primeiro, se precisar de energia, visite a sala ao norte. À esquerda, há o porrete (x30) em um dos blocos, mas ali é sem saída. Seguindo por baixo, existem duas salas com inimigos que precisam ser mortos pra abrir caminho. Na terceira, há uma bola gigante, dessa vez verde e mais rápida, então todo cuidado é pouco para não morrer. Siga pela saída da esquerda, pois no alto ainda não há nada a ser feito.

não esqueça os corações antes de prosseguir pela esquerda

Pise nos blocos e suba, passe pelos morcegos e continue subindo. Na tela com os dois monstros, mate-os e siga pela direita. Estamos em uma tela que fica à esquerda da sala das bolinhas, siga para lá (direita) e pegue a varinha mágica no centro da tela. Retorne e use-a para revelar um monstro no alto. Mate-o para abrir a porta abaixo, desça e pegue um frasco de energia. Suba e siga pela esquerda, onde estavam os monstros roxos. Mate-os e use a varinha novamente para revelar outro inimigo. Mate-o e siga pela passagem recém aberta.


Rebata as bolinhas para poder prosseguir pela esquerda. Na próxima tela, pise nos blocos do meio para abrir caminho e continue. No corredor, passe pelas lanças, salte com cuidado na pedra que afunda e siga pela esquerda. Mais uma bola gigante, dessa vez vermelha e mais esperta. Há um diferencial crucial aqui: é preciso atingir a bola para que ela paralise e permita avançar pelo corredor. Não esqueça de pegar mais um item de espelhos aqui antes de prosseguir.

a bola vermelha requer cuidados especiais

Faça a limpa nos inimigos ali e suba. Siga para a passagem da parede, dê a volta e pise no botão três vezes para liberar o maquinário que faz a água correr. A próxima cena mostra o navio do Capitão Bell afundando e liberando a passagem para Mike!

liberando a água e afundando o naviozão

É o fim do capítulo 5, na próxima etapa, vamos explorar uma enorme área cheia de ilhas menores!

Um comentário: