terça-feira, 2 de outubro de 2012

Power Pigs of the Dark Age (SNES)


Nos últimos meses, apesar da correria usual, venho descobrindo algumas jóias perdidas de diversos sistemas. Como tenho pouco tempo para aproveitá-las, costumo me dedicar à dois ou três exemplares de cada vez, para não sobrecarregar muito.

O SNES tem sido um dos sistemas que mais esconde jogos pouco ou totalmente desconhecidos do grande público e é sobre um deles que vou falar hoje.

Power Pigs of the Dark Age é um dos raros jogos de plataforma do SNES que pouca gente conhece. Misturando o gênero plataforma pula-pula com desenho animado, o game até empolga, mas peca num ponto crucial nesse estilo: a repetição de cenários. Apesar disso, o visual é bastante chamativo, além de mais algumas coisas interessantes aqui e ali...



Pra começar, o visual do jogo é muito bem feito. Não me vem à cabeça agora se esse jogo é baseado em algum desenho animado, ou se é simplesmente algo original, mas o capricho nos gráficos é algo raro de se ver por aí. Tanto nos personagens principais quanto nos cenários, é possível notar que o tom cartoon permeia todo o jogo, deixando tudo com um aspecto infantil e escondendo um jogo verdadeiramente desafiante. Sim, Power Pigs of the Dark Age é um jogo difícil pra caralho, mesmo parecendo não ser.



Você controla o principal dos três porcos da tela principal (há um modo 2 players também, mas não cheguei a testar), armado com uma espada e pedras, com a missão de destruir um ser maléfico que se transformou num lobo. Os comandos do jogo são simples, bastando apenas pular, atacar com a espada e jogar pedras/itens especiais nos inimigos. Controlar o personagem muitas vezes parece ser uma tarefa um pouco ingrata, visto que os controles não tem uma precisão muito boa. Espere até chegar em partes onde é preciso flutuar e com certeza concordará comigo.



Seu personagem pode atacar usando a espada, jogando projéteis ou até mesmo usando a própria bunda numa sentada fenomenal de dar inveja ao Mickey de Castle of Illusion. Na verdade, a tal bundada serve mais para abrir caixas do que para atacar inimigos. Tais caixas guardam desde donuts (que é a vida do player) até os mais variados projéteis arremessáveis.



A dificuldade do jogo consiste na exploração dos cenários e na variedade de inimigos. Apesar dos cenários serem quase sempre muito parecidos, o design cuida pra que não se tornem idênticos, oferecendo diversas rotas exploráveis muitas vezes cheias de itens bacanas para se coletar. Em outras palavras: exploração aqui é a chave para se dar bem na maioria das fases.

Apesar da barra de energia ser grande e se mostrar imponente no início do jogo, não se iluda com ela: algumas etapas prometem arrancar toda sua energia num piscar de olhos. Alguns inimigos são implacáveis e descobrir meios de destruí-los pode dar uma grande dor de cabeça muitas vezes. Cenários com espinhos e plataformas de difícil acesso (até pelo problema dos saltos mal sincronizados) coroam a gama de dificuldades a serem enfrentadas aqui.

Sob o aspecto sonoro, o game tem músicas bacanas e bem compostas. Claro, nenhuma vai grudar na sua cabeça, mas são bem feitas e não atrapalham em nada. Os efeitos sonoros são simples também e não adicionam nem subtraem em nada ao jogo.

Mesmo com sua dificuldade alta, Power Pigs of the Dark Age deve ser experimentado por quem curte o gênero plataforma. É um jogo mediano, bacana, com seus limites mas que esconde uma boa dose de exploração. Se souber contornar os problemas com saltos e comandos, poderá se divertir bastante com ele.

Resumão:
+ visual cartunesco;
+ cenários vastos e cheios de caminhos exploráveis;

- controles irregulares;

Final Score: 6.5

15 comentários:

  1. Hum, nunca ouvi falar nem jogaria esse jogo em condições normais... mas ver uma boa analise realmente empolga. Vlw Cosmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Angelo. O joguinho vale a pena sim, nem que seja uma encostada hehehe!

      Excluir
  2. nem fazia ideia que esse jogo existia. mas gostei dos gráficos, me lembram o Guardian Heroes, só que de 16 bits claro. assim que terminar de zerar o Comix Zone(que já estou na ultima fase), vou nesse. ao menos para testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah, boa sorte na fase final do Comix Zone hehe!
      O visual do jogo é bacanudo mesmo, as animações são bem feitinhas.

      Excluir
  3. Esse aí eu não conhecia.

    Vou jogar depois, parece ser muito bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano esse jogo foi lançado já nos últimos anos de Snes, quando todo mundo já queria saber de Saturnos e Playstations...
    Acho que por isso quase ninguém jogou!

    ResponderExcluir
  5. véi, esse jogo tomou muito tempo na minha infancia! Sofria na tentativa de desabilitar os outros dois personagens... Fui descobrir quando adulto que não desabilitava os outros personagens hahahahaha!

    Muito bom o game, tive horas prazerosas e frustrantes com esse jogo! ;)

    ResponderExcluir
  6. hoo meu deus tava procurando o nome desse jogo a meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra eu tbm faz\ anos ja e eu nao lembrava

      Excluir
  7. Nossa, não conhecia esse jogo. Parece ser bem divertido e engraçada a ideia de lutarmos com porcos. Vou se encontro ele em sites de jogos online ou procurar algum emulador.

    ResponderExcluir
  8. Eu ganhei esse game em 1997, tava na 2ª série do ensino fundamental. Como você disse, o game aparenta um visual infantil, isso me chameou a atenção, e meu pai comprou!

    Quando comecei a jogar em casa... que decepção, era horrível, o pior que tive, ahsausuahu!

    Vou ter pesadelos ao dormir, rsrs

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse game,ganhei do meu primo ano passado,gostei muito dele,tem umas músicas legais,rotas diferentes pelo meio do caminho,é legal mas é difícil também.Tá muito boa a análise.Racho os bico desse lobo cor de rosa que solta fogo pelo...bem,melhor deixar pra lá.

    ResponderExcluir
  10. Esse game jogava muito com meus primos de Itaquaquecetuba-SP, boa Cosmão essa revisão!

    ResponderExcluir
  11. Estou jogando esse, me parece uma estória de revanche dos 3 porquinhos contra o bando do Lobo Mau. 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tem como jogar com outros personagens???

      Excluir