sábado, 1 de junho de 2013

Retronado Soul Blazer [1]



Olá, amigos do Shugames. Esse é um mês de novidades, portanto, aproveito para anunciar duas coisas: primeiro, atendendo à milhares de pedidos (ok, foram só uns dois ou três :D), criei a fanpage do blog no Facebook, a qual pode ser acessada aqui. Lá vou reunir, entre as atualizações do Shugames, links de parceiros, novidades do mundo retrogame e também acompanharei as novidades atuais, tudo concentrado num só lugar. Essa fanpage vai ser, digamos, o "abre-alas" de um projeto muito maior envolvendo o Shugames, o qual pretendo revelar em breve, portanto, esperem mais novidades.

A segunda boa nova é o novo projeto, que dividirá espaço com o já começado Shining Wisdom (e com um terceiro que em breve será anunciado). O jogo escolhido é Soul Blazer, tido como o começo de uma grandiosa série no Super Nintendo, seguido por Illusion of Gaia,  Terranigma, todos da Enix. Soul Blazer, dos três, é um dos que mais me cativou, seja pela premissa simples nas fases de ação (limpar os labirintos dos monstros enquanto avança) e dos diálogos muito interessantes nas diversas cidades do jogo.


O jogo, como todos da série (também contando com Actraiser 1 e, err... 2), fala sobre criação do mundo, suas consequências e tudo que engloba essa faceta pouco discutida nos jogos atuais (talvez somente Xenosaga tenha pisado nesse campo, salvo engano).

Em Soul Blazer controlamos um guerreiro que tem como objetivo inicial apenas seguir ordens de uma voz superior, geralmente conhecida como Master nos jogos da "série" (o qual é também chamado de Gaia, ou, a mãe Terra). Eu coloco aspas quando falo dos jogos da Quintet/Enix pois, como não são numerados, fica sugestionado que façam parte de uma série, mesmo esta não seguindo à risca um enredo único, mas dividindo o mesmo tema entre eles. É como se cada um dos 13 Final Fantasies não tivessem número, mas sim um sobrenome.

Enfim, tal entidade nos dá como missão, falando por cima, destruir todos os inimigos de um local para que a vida renasça. O mote de Soul Blazer é esse, essa é sua essência no jogo inteiro, então, não espere mudanças drásticas na mecânica principal do jogo. Agora, os meios pelos quais conseguimos isso, os interesses e, principalmente e acima de tudo, as CONSEQUÊNCIAS vão surgindo conforme o avanço e é nisso que será o foco desse Retronado.

Bom, sem esticar muito mais a postagem, vamos logo começar com esse projeto, que por sinal será longo. Eu nunca terminei Soul Blazer, mas fui longe nele à ponto de conhecer mais ou menos o caminho, isso há anos atrás...

Tudo começa com o tal Master falando ao guerreiro, numa espécie de templo no céu:

"Meu seguidor, assim que puderes se comunicar com outros, precisará ter um nome."

Aí entra a parte onde dou um nome pro guerreiro: Cosmão, como sempre :D.

Master: Cosmão, nome interessante. Agora vá e salve o mundo das criaturas nefastas!

.
.
.

OK então, sem a menor cerimônia, o negócio é empunhar a espada e partir pra cima. Aliás, pro teleporte do lado esquerdo... O primeiro baú me entrega a Sword of Life e com ela já vou poder descer o sarrafo nos meus inimigos, basta equipá-la no menu aberto com o botão X. Nessa primeira sala a coisa serve mais pra se acostumar com o sistema de jogo, é preciso destruir um certo número de inimigos para que sua "fonte" (ou gerador) acabe explodindo e você possa continuar (geralmente forma-se um botão ali). Esse lance é interessante, mas a coisa vai se tornando cada vez mais complicada com o passar do tempo...



Ao pisar no botão verde, um velho surge:
"Como você, eu costumava viver com o Mestre lá no alto, mas agora vivo aqui na Terra. Todas as criaturas capturadas pelo Deathtoll são mantidas em suas tocas [nota: tocas, ou covis (lairs em inglês do jogo), são os geradores de monstros que citei acima. Para não confundir muito, vou citá-los apenas como lairs durante o Retronado]. E, da mesma forma que você me salvou, deverá salvar à todos. Desde uma simples árvore até uma criatura poderá ajudá-lo na sua jornada."

E me entrega a Flame Ball Magic.

"Agora vou me unir à você, eu sou um mago, como você pode ver, então eu posso usar qualquer tipo de magia. Para tal, vou precisar de GEMS, itens que os monstros soltam ao morrer. Bom, agora vamos, temos que seguir até Grass Valley Shrine."



Nisso surge uma pequena bolinha azul na tela que vai me seguir pelo jogo todo. Se você entrar no menu, poderá equipar a Flame Ball, que gasta um certo número de gems, mas que ajuda bastante em certos inimigos. Volte ao teleporte azul e agora siga para o teleporte ao sul.

Grass Valley

Note que saímos num lugar ermo, sem nada, apenas muita grama e algumas rochas. Ao sul, o caminho revela uma escada. Lá embaixo, ouço uma planta dizer para destruir todos os monstros para que a vila seja reconstruída. Eis a primeira dungeon do jogo...

Underground Castle

Aqui o negócio é descer a espada em tudo e todos, até que seus lairs explodam, revelando um botão verde. Esse é o primeiro lair. Pise neles para que, ou alguma coisa abra o caminho ou então, como na maioria dos casos, alguma coisa volte à vida ou apareça na vila/cidade. O segundo botão revela uma casa com uma senhora dentro. Continuemos.

Os monstros aqui não são difíceis, mas tome cuidado, pois seu HP ainda é bem baixo. Mais acima, o primeiro item do jogo, a Medical Herb. Itens de cura em Soul Blazer são usados automaticamente. Essa erva, por exemplo, assim que equipada, ela revive seu personagem se ele tombar em combate. Simples assim.



Aliás, isso é exatamente o que a fada do cristal azul, mais à esquerda, vai lhe dizer. Quando perguntado se deseja retornar à vila, diga não e vamos continuar explorando a dungeon. Mais adiante, um botão vai revelar o Tool Shop e seu dono. O outro, um pouco mais à frente (de onde saem plantas), revela uma tulipa. Tulipas nessa área são flores que se comunicam com o herói, como se o instruíssem de forma indireta. Servem como guias quando não se sabe o que fazer no jogo... Essa tulipa vai dizer que, antigamente, havia um moinho na vila e que seu proprietário havia criado um elevador que descia até as masmorras do castelo, que é onde estamos. Prossiga.


tulipas e fadas dando conselhos e dicas...

No próximo lair, saem alguns inimigos mais fortes que inclusive jogam magias em você. Destruindo-os, o lair revela uma ponte com um guarda na vila. Mais abaixo, mate os inimigos e pegue o Dream Rod no baú. Dê a volta pelas esteiras, desça e destrua mais dois lairs para mandar uma trepadeira para a vila e abrir caminho.

Note que, se você apertar START, uma tela monstra a quantidade de lairs restantes naquela dungeon, algo útil caso precise destruir tudo ali para prosseguir no jogo. Outra coisa, à cada 100 pontos de experiência avançamos um nível, o que aumenta, entre outras coisas, ataque, defesa e quantia de HP.

Desça pelo caminho estreito e vá matando os inimigos. Ao abrir o caminho da esquerda, desça primeiro, destrua tudo e liberte o dono do moinho. Dá até pra ouvir (ler) o cara reclamando que a geringonça está emperrada e por isso não funciona. Ali embaixo fica o elevador do moinho, mas o mesmo ainda não pode ser usado sem que o moinho esteja em movimento. Volte e agora siga pela esquerda. Fale com a fada do cristal azul ou simplesmente siga para a saída da fase.



Semana que vem, as consequências, as novidades e o rumo que a história de Soul Blazer vai tomar com a reconstrução de Grass Valley! Até lá!

7 comentários:

  1. vou te acompanhar nesse Retronado Cosmão. amanhã começo a jogar e falo o que passei no jogo, guenta aí meu.

    ResponderExcluir
  2. Esse série da Enix eu só joguei o Legend of Gaia que eu vi numa locadora perto de casa onde eu tinha ficado sócio na época.Não cheguei a zerar pelo que me lembro só depois de muito tempo eu ouvi falar dos outros dois.Vou acompanhar esse retronado para jogar um dia esse grande jogo.

    ResponderExcluir
  3. Cosmão, fiz tudo que tu fez na fase. até agora o game não é tão dificil. por enquanto, o game se resume a destruir portais com monstros...será que o game vai ser assim sempre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente sim Leandro, mas as coisas vão ficando cada vez mais difíceis, além da história ter uma amarração mais consistente conforme o avanço.

      Hoje ou amanhã devo postar a parte 2, já que esse Retronado deve andar mais rápido que o Shining Wisdom.

      Excluir
  4. Chegando nesse site de Games recentemente, meus olhos brilharam ao ver um trabalho tão magnífico como esse !!! Parabéns por resgatar todos esses clássicos a todos nós !!!

    ResponderExcluir
  5. Já joguei e zerei este fantástico jogo da ENIX, além dos Actraiser 1 e 2 e também Illusion of Gaia. Tenho até hoje os cartuchos e as caixas desses jogos, só não tenho as caixas do Actraiser. O jogo é perfeito para quem gosta de RPG estilo fantasia. As músicas, a jogabilidade, os gráficos, os personagens, as criaturas, os efeitos sonoros, enfim, tudo neste jogo é muito bem feito. Uma obra-prima da ENIX/QUINTET para o SNES. Valeu a postagem Cosmão deste incrível clássico.

    ResponderExcluir