quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Retronado Soul Blazer [9]


Depois de um aniversário desses, é hora de continuar tocando o blog! Chegamos na nona parte de Soul Blazer, esse RPG da Enix bem diferente de tudo que já joguei na vida. Estamos em Soul of Mountain House, a nova "fase" do jogo, que se passa numa caverna. Após os acontecimentos no enorme mundo submarino em St. Elles, é hora de dar uma mudada nos ares, chega de água... Após perambular pelo local vazio, vai notar que a única saída é ao norte. Ali mora a primeira dungeon, que vai libertar os moradores de Soul of Mountain House.


Mountain, North-slope

O cenário é na neve e os primeiros inimigos (uns ratos verdes) libertarão uma menina no vilarejo da montanha. Subindo, do lado esquerdo há um lair de ratos que libera outro lair, mais acima, com morcegos. Ignore os seres voadores por enquanto e siga pela direita. Mate os monstros e salve um velhinho em Soul of Mountain House. Mais à direita, descendo pela rampa congelada, há mais monstros e um baú contendo 40 gems, que é liberado pelo lair. Suba reto.



Acima, mate os morcegos e libere caminho. No alto, mate os esqueletos de alce antes que ataquem. Matando todos, libere uma rampa de gelo ali embaixo, que serve para cortar caminho para o início da dungeon. Continue pela esquerda e agora sim, destrua os morcegos: um cogumelo é libertado. Suba, destrua os ratos para formar outra rampa gelada e continue subindo.



Aqui a coisa fica mais séria. Destrua os ratos para formar uma trilha no chão nevado. Siga por ela, mate os inimigos para liberar outro lair. Desvie das bolas de neve (faça-as se chocar nas pedras do cenário) e vá matando os inimigos. No final, quando liberar dois lairs que soltam ratos, mate tudo e liberte mais um senhor e um caracol em Soul of Mountain House. Volte e suba na rampa de gelo logo atrás.

Lá em cima, mate os morcegos à direita para liberar 4 baús contendo, 50 gems, uma erva e uma Magic Armor (um dos baús está vazio). A Magic Armor corta pela metade o gasto de gems com magias, uma mão na roda nessa região cheia de inimigos chatos. Suba a rampa, mate os morcegos e liberte um garoto. Continue subindo a montanha e entre na porta do final.



The Top of Snow Mountain

Matando os ratos à esquerda, uma menina é libertada. Suba, desvie das bolas de neve e entre no piso congelado. Aqui não temos controle do personagem, portanto, vá manejando até alcançar a passagem no alto, onde estão alguns esqueletos de alce. Não é difícil, visto que não existem inimigos aqui ainda e logo você acaba encontrando o caminho. Subindo por ali, mate os alces e os monstros abaixo para libertar mais um garoto. Ele promete lhe entregar os Mushroom Shoes ao retornar para lá.



Continue limpando a área para abrir caminho para o sul, juntamente com uma fada. Fale com ela para ganhar mais EXP e volte para Soul of Mountain House.

Soul of Mountain House

Não há muito o que se conversar ou descobrir nesse local, somente que sua população é uma espécie de misto de anões com gnomos, resultando em algo bizarramente pequeno. Só que, conversando com o cogumelo à direita da entrada, ele explica que todos ali tem a vida curta, e, por isso mesmo, a aproveitam ao máximo. O prazo estimado de vida desse povo é de 6 meses, portanto, em 6 míseros meses eles crescem, casam-se, tem filhos e morrem. Subjetivamente, a mensagem aqui não é tão camuflada como em alguns momentos do jogo, mas dá pra sacar o que estão querendo dizer: a vida é curta. Não há tempo para perder com problemas, são apenas 6 meses que precisam ser vividos ao extremo, sem arrependimentos, apenas viver a vida.

Reflexões sobre o sentido da vida à parte, todos ali dizem coisas desnecessárias que talvez façam algum sentido num futuro próximo, como o senhor que diz que sua esposa costumava usar mágica... Enfim, assim que entrar, desça reto e fale com o garoto perto do lago congelado para ganhar os Mushrooms Shoes, que permitem andar naquela placa de gelo da montanha sem deslizar. É hora de enfrentar o frio denovo...



The Top of Snow Mountain

Estando no topo da montanha novamente, entre no piso gelado e siga por ele até achar um lair, já liberado. Pise nele para salvar a mulher do senhor (aquela que ele diz que usava mágica). Volte pelo gelo e suba na parte elevada ainda não explorada, à direita. Mate os morcegos para abrir um caminho aparentemente sem saída, abaixo. Suba e entre na caverna dali.



An Ice Hill

Dentro da caverna congelada, siga pela direita e destrua as gosmas verdes para libertar mais um cogumelo. Desça reto e mate os inimigos ali para libertar dois cogumelos e abrir caminho para baixo. Desça ali, destrua o cristal (cuidado com suas pontas) e mate os morcegos abaixo para salvar uma menina. Desça mais um pouco e mate as gosmas para abrir caminho. Em cada uma das entradas há um lair com morcegos, mate todos para liberar outros lairs mais abaixo na caverna.



Ice Field of Laynole

Descendo pela esquerda, mais um lair com aqueles magos que teleportam. Destruídos, liberam mais um caracol em Soul of Mountain House. Siga pela direita e suba, para libertar mais um cogumelo. Saia pela saída abaixo. Na próxima sala, mate os magos para libertar mais um senhor. Mais ao lado há outro lair, ainda inacessível, soltando morcegos. Mate todos para poupar trabalho depois. Continue à direita e desça.

Destrua os magos para abrir caminho pro interior da sala. Mas, antes, continue à esquerda e mate os morcegos para abrir caminho para o sul. Retorne e entre no labirinto gelado. Mate os magos no caminho e liberte mais um senhorzinho. No lair previamente liberado (com os morcegos acima), salve mais um caracol. Retorne e agora siga ao sul.



Mate mais uma leva de morcegos para salvar mais um senhor em Soul of Mountain House. Evite os cristais ali e suba. Mate as gosmas verdes para liberar um teleporte para o céu (uma mão na roda para encher a vida e voltar para a vila sem caminhar tanto). Agora há um segredo aqui: suba reto até o começo dessa sala e siga pela ponte ao norte, onde há um baú numa ilha. Fique uns instantes parado ali e note que uma ponte de gelo surge e desaparece rapidamente. Passe pela ponte quase invisível e pegue a Lucky Sword no baú. Sem essa espada, um dos velhinhos não deixa você prosseguir no jogo. Por sorte (ou não), há um velho em Soul of Mountain House que diz pra você ficar bem atento em Ice Field of Laynole, ou coisas importantes vão passar batidas... Desça e note outra ponte invisível mais abaixo, siga por ela, mate os magos e salve um senhor em Soul of Mountain House.



Volte para Soul of Mountain House.

Soul of Mountain House

Ao retornar, converse com os anões nos caracóis. Eles estão preparados para a corrida (de caracóis?) e aguardam a largada. Fale com a menina abaixo para que ela dê a bandeirada e observe uma das cenas mais inusitadas dos RPGs: uma corrida de anões sob caracóis numa caverna congelada... Vá falar com a velhinha cujo marido dizia ter poderes mágicos e ela vai te teleportar pra um local onde há um cogumelo. Fale rapidamente com ele antes que a mágica dela te faça retornar, e ele vai lhe dizer um segredo sobre alguém que dorme.



Siga pela direita, desça e descubra um velhinho que dorme ao lado de um caracol. Use o velho Dream Rod e observe a conversa no sonho do simpático velhinho. Duas crianças conversam e uma diz pra outra que enterrou seus tesouros por amor à outra. Tesouros esses que já tomei posse, como a Magic Armor, a erva e 50 gems. Agora siga pela direita e suba, retornando para...



Ice Field of Laynole

Estamos do outro lado do campo gelado de Laynole, suba e atravesse mais uma ponte invisível.  Mate os magos e abra caminho para esquerda, mas antes suba por outra ponte, mate os morcegos e pegue o item ROTATOR no baú. Seguindo pela esquerda, pegue um Strange Bottle no baú e volte. Mate as gosmas pra abrir caminho, desça e entre na passagem para...



A Passage to Lune

A caverna do lago é cheia de coisas novas, portanto, todo cuidado é pouco. Desça e destrua a.... a..., sei lá, parece uma boca de pedra que cospe estalagmites que brotam do chão como lanças! Dê a volta pela direita e desça. Suba, mate os magos (versão mais poderosa agora) e liberte um garoto. Desça, mate mais uma penca de gosmas pra abrir caminho e mais alguns magos para liberar outro garoto. Continue à esquerda e destrua outro lair de morcegos, liberando caminho pro centro da tela. Mate as gosmas para liberar uma fada ali. Pegue experiência nela e desça. Mate mais alguns magos e outra boca de pedra e siga para o sul.



Underground lake, Lune

Siga pela direita e mate os magos para formar uma ponte. Mate as gosmas para salvar mais um garoto. Volte suba e vire à esquerda. Mate os inimigos para abrir caminho pra cima e pra baixo. Desça, mate os magos para liberar um lair do outro lado. Vá para lá, mate os morcegos e liberte uma senhora. Volte, suba, dê a volta pela direita e desça. Mate os magos para liberar um lair do lado oposto. Destrua as gosmas e salve outra senhorinha. O lair dos morcegos no alto, à esquerda, libera um teleporte para o céu. Recupere as energias e siga para o norte, entrando na gruta. É hora de finalmente enfrentar o boss do lugar!



BOSS: Poseidon



Poseidon mete medo, principalmente pela rapidez de seus três tipos de ataque: com seu tridente, soltando duas bolas de fogo ou jogando raios do mesmo. O esquema para desviar de tudo e ainda acertá-lo é o seguinte: assim que ele surgir na parte baixa da tela, fique no centro do bicho e desvie para os lados para evitar os raios. Volte ao centro e continue acertando ele até que ele solte as bolas de fogo ou golpeie com o tridente. Tanto as bolas de fogo quanto o tridente não vão te acertar ali. Basta repetir essa verdadeira correria para destruí-lo até por perfect, se você pegar o timing correto.

Derrotado, o rei é libertado e é hora de retornar para Soul of Mountain House falar com os moradores.

Soul of Mountain House

De volta ao simpático vilarejo dos anões, siga direto para o sul e converse com o velho próximo das grades da prisão e, depois, com o caracol mais à direita. Ele diz que é o REI do lugar.... e vai dizer que conhece Dr. Leo. Nome (que é o nome do caracol) vai contar que o King Magridd pediu ao Dr. Leo que construísse uma máquina que chamasse todo o mal, mas este recusou e foi trancafiado no castelo do tirano. Para nos ajudar, ele entrega uma das pedras, a Silver Stone e pede para irmos até o castelo salvar o Dr. Leo.



Mais à esquerda há um cogumelo dormindo. Use o Dream Rod nele e entre em seu sonho. Lá ele diz que vive ali, na montanha, o que lhe ajudou a espalhar seus poros e povoar toda a região. Tente caminhar em seu sonho e você logo será interrompido e voltará ao mundo real. Pois bem, agora siga até aquele local do sonho, lá em Underground lake, Lune. Estando no mesmo local do cogumelo, siga para direita e verá um novo lair, soltando morcegos. Mate todos para libertar um caracol, aparentemente sem acesso em Soul of Mountain House. Volte para lá.



A entrada para o caracol escondido fica por cima, em uma parede falsa. Fale com ele e ganhe o Master Emblem E. Falando com o rei mesmo, abaixo da prisão, ele me pede para conseguir três tesouros: Red-Hot-Mirror, Ball e Stick, e então poderei invocar Phoenix. Onde estão tais tesouros? Em breve eu conto, juntamente com outros segredos do game.



Bom, capítulo encerrado, no próximo post da série Soul Blazer vamos encarar mais uma maratona de labirintos da próxima história! Até lá!

2 comentários:

  1. Já disse isso na outra postagem sua desse Retronado: Eu AMO esse jogo!!!! Fiz questão de comprar o cartuchinho original (Saiu caro, mas valeu a pena!) =D
    É um ótimo jogo! E ele só fica melhor a cada mundo aberto e itens revelados. Também fiz questão de coletar tudo o que está disponível no game.
    Pena que ele não é muito longo, bem curto até, para os padrões desse tipo de jogo... mas vale muito a pena, muito mesmo!!! =D

    ResponderExcluir