terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Meme Gamer: O que Você Jogou em 2014?


2014... um ano cheio de controvérsias, recheado de dúvidas, apoiado em planos que afundaram e... ops, chega de divagar sobre minha vida e problemas pessoais. Hoje, meio que re-inaugurando o Shugames 2015 (essa deve ser a décima quinta reinauguração do blog, mas, enfim...), resolvi, a pedido (quase escrevi peido) do meu colega Diogo Batista, contar sobre alguns jogos que joguei em 2014. Pois, se eu não apareci por aqui no blog pra atualizá-lo como sempre fiz, é porque andei muito ocupado realmente...


2014 não foi lá um ano que conheci muitos jogos INESQUECÍVEIS, por assim dizer. Joguei muita velharia, a mesma velharia de sempre, pra ser sincero, mas conheci algumas jóias que vale a pena destacar nesse mar infindável de jogos cada vez mais parecidos entre si (leia-se: jogos com radarzinho em algum canto, cheio de letrinhas que simbolizam missões, uma mais idiota que a outra). Se o mercado de games atual anda numa mesmice de dar dó, alguns jogos se destacaram por trazer algumas novidades bem vindas para nós, jogadores.

Shovel Knight
Onde joguei: PC



O primeiro jogo que quero destacar é o singelo Shovel Knight, um remanescente dos melhores plataformas do NES. Tanto seu visual, quanto sua dificuldade característica e até seu sistema de som (músicas, efeitos sonoros, etc) são tão agradáveis aos ouvidos e olhos que seria impossível eu não citá-lo aqui.



Joguei de cabo a rabo quando peguei ele no PC, mas não consegui matar o último chefe, pois já estava sem paciência (acreditem, paciência foi o "item" que mais me fez falta nesse ano desgraçado que passou). O jogo é um autêntico game de plataforma, misturando alguns resquícios de RPG com muita, mas MUITA exploração de cenários em busca de dinheiro, jóias e baús escondidos.

Castle of Illusion Remake
Onde joguei: Xbox 360



Falando em velharia recauchutada, aproveitei minha ingressão na LIVE do Xbox 360 e comprei algumas coisinhas que sempre quis jogar, mas nunca tive a oportunidade por estar privado de tal rede online. Castle of Illusion Remake foi um deles. Confesso: gostei pra caralho do game, mas não supera nem de longe o original. Os controles ficaram um pouco estranhos, Mickey é tão leve quanto uma pluma de ganso montanhês (wat?) e saltar com ele requer um bocado de prática nas fases finais. Mas o jogo compensa com muito fan service (no caso, retro service) no que diz respeito às fases antigas todas refeitas.



Tudo está lá, desde a floresta enigmática, o mundo dos brinquedos, a biblioteca com suas xícaras de chá, a caixa de doces (a fase mais bonita do jogo inteiro) e o castelo da bruxa. Só senti falta da fase da fábrica de doces, que está presente somente na versão do Master System. Sério, aquela montanha lá é tão sem graça quanto a versão original...

Guacamelee
Onde joguei: Xbox 360



Outro game que joguei bastante foi Guacamelee. Misturando o melhor de Metroid com muito humor numa história absurda, o jogo prende qualquer um que goste do estilo plataforma. O visual e as músicas foram os mais inovadores, pra mim, desse ano. Os quebra cabeças são ótimos também, uma pena o jogo ser tão curto.

Darksiders II
Onde joguei: Xbox 360



Esse ano eu também resolvi tirar alguns atrasos de vida, e um dos jogos que decidi pegar pra ir até o fim foi o Darksiders II, a tão falada sequência de um dos melhores jogos da geração PS3/X360. E vou lhes dizer uma coisa, ô joguinho arrastado que é esse! Nem de longe ele lembra a genialidade do primeiro, com áreas intercaladas de forma inteligente. Aqui tudo virou um mapa gigantesco, onde usar o cavalo é imprescindível e mesmo assim você vai se cansar de cavalgar.



O jogo tem uma arte incontestável, mas é cansativo, é muita missão paralela, calabouços parecidos demais entre si e puzzles bestas. Fora que, muitas vezes, você fica perdido sem saber pra onde ir devido ao jogo ser tão absurdamente grande. Só terminei mesmo pra não deixar pra trás, mas não me empolgou nem um pouco.

Dark Souls II
Onde joguei: Xbox 360



Dark Souls foi um dos jogos que mais joguei e curti dessa geração que passou. Dark Souls II não foi diferente. Tendo acesso à LIVE, comprei os 3 DLCs e terminei todos. Ainda acho Dark Souls I superior em muitos aspectos ao segundo game, principalmente na dificuldade, mas isso não tira o brilho do segundo game, que facilitou em algumas coisas, mas continua casca grossa e impiedoso com quem se arrisca a jogá-lo. Uma dupla de jogos que define a geração pra mim.



Devo salientar uma coisa antes de terminar o post: teve um dia que cheguei em casa, cansado do trabalho, ainda ter que dar atenção ao meu filhote, resolvi, após ele dormir, jogar alguma coisa pra relaxar. Acabei indo parar no SNES (no Snes9x, no caso) e comecei a brincar com o Power Rangers do mesmo. E que sensação boa me acometeu ao jogar esse joguinho tão simples e cativante. Fui do começo ao fim e nem percebi a hora voar. Foi prazeroso, foi divertido, esqueci do mundo e caí de cabeça no game. Fazia MUITO tempo que não experimentava essa sensação e foi justamente com um jogo tão "pobre" pros padrões atuais.

Aí entra um assunto que devo abordar no ano que vem, talvez já no começo do ano: até onde precisamos que os jogos cheguem para nos divertir? Será que precisamos realmente de 1080p, 60 frames por segundo, gráficos foto realistas, consoles caros, redes robustas, mídias suportando 10, 20, 30 GB de dados, etc? Pois foi com um joguinho de 1994 que, naquela noite cansativa, me diverti horrores como há ANOS eu não fazia. Mas, tal discussão fica pro ano que vem, que já está dobrando a esquina.

Parceiros que estão participando da brincadeira:
• Arquivos do Woo • QG Master System • New Old Players • Santuário Mestre Ryu


9 comentários:

  1. Opa, bacana a lista de jogos.
    Pretendo jogar o Shovel Knight em 2015, mas devo fazer isso no 3DS (ando tendo mais tempo no transporte público do que em casa pra jogar, paciência, terei de pagar mais caro por isso). Bom saber que tem bastante desafio nele! \o/
    Minha impressão com o Castle of Illusion remake foi exatamente a mesma que a sua: gostei muito, mesmo... mas está bem longe do original, que é espetacular.
    Não sabia que Guacamelee é curto, mais um motivo para jogá-lo então... aproveitando a desculpa da falta de tempo! hehe
    Vou lembrar de jogar apenas o primeiro Darksiders, o que mais vejo é o pessoal incomodado com o segundo título. E seu texto diz o mesmo, tô vendo que deixa mesmo a desejar.
    Ainda não joguei Dark Souls, mas este ano terminei o Demon's Souls e achei genial. Com certeza ano que vem vou me aventurar no primeiro Dark e, se tiver tempo, tentarei também o segundo. Que bom que mesmo com perda de dificuldade ele se mantém desafiador.
    Também acho que a diversão está em tudo, menos nos gráficos, capacidade de processamento, DLCs e o caramba a quatro que vc citou no texto. As coisas tem se perdido cada vez mais no mundo dos games, na falta de bons exclusivos na tal dupla "foderosa" de hardware tá fazendo com que as pessoas se importem com o que deveria ser apenas detalhe. Uma pena. Espero que isso mude no futuro. Sou muito mais um Shovel Knight do que um Last of Us Remake... fala sério!
    Legal ver que vc reativou aqui o Shugames pra participar do Meme mais divertido da comunidade gamer! hehehe! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gamercaduco, jogue ONTEM Dark Souls, recomendo bastante principalmente se você gosta da dificuldade acentuada dos jogos antigos, que não perdoam o menor vacilo e te recompensam caso consiga superá-lo.

      Eu também sou muito mais Shovel Knight do que 90% dos jogos atuais.

      Excluir
  2. Muito bom entrar no Face e ver uma notificação de atualização do Blog. Você pode ficar o tempo que for sem postar, mas nunca o abandone, pois foi graças a ele e a você que eu voltei a jogar os clássicos da minha infância em 2011 com a épica "Super Coleção 7784 jogos", que nada mais era que um emulador para Play 2 de Mega Drive, Super Nintendo e outros consoles (mas eu só joguei os dois citados mesmo, rs), através da publicação com os 30 melhores jogos do Mega.
    Mas sobre esta postagem, eu joguei alguns, porém não muitos jogos este ano, pelos mesmos motivos citados, incluindo paciência, ou melhor, a falta dela este ano (2014 foi tenebroso, espero que vá para muito longe mesmo!). Entre eles, estão os fiéis Sonic, Granada, Mortal Kombat II, Golden Axe, Truxton, entre mais alguns que eu não consigo lembrar, que são de lei mesmo jogar, além de Top Gear no Super Nintendo, este sim que eu me dediquei bastante, inclusive salvando vários Passwords no celular, para poder continuar jogando, sendo o último jogado, Yu-Gi-Oh! The Duelist of the Roses, mas acabei ficando, pra não variar, sem paciência para continuar jogando, pois era totalmente em inglês, e muito difícil realmente de se jogar sem as dicas da internet.
    Enfim, respondendo a sua última e acho que única pergunta: gráficos nunca me prenderam a jogo nenhum, pois o que de fato tem relevância para mim são suas histórias e cativantes jogabilidades. Não à toa, estou com meus 18 anos e nunca abandonei a era clássica dos games, exceto com relação ao futebol, que mesmo assim, não fui nem tão longe, pois parei no PES 2010 do Xbox360, porque depois disso, apesar dos gráficos quase idênticos à vida real, perderam e muito na jogabilidade e na essência dos jogos. E isso inclui principalmente os FIFAS da vida.
    Abração, Cosmão, e espero ver mais vezes suas notificações no Face. Feliz Ano Novo, e que 2015 seja melhor em todos os sentidos para nós. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já ia me esquecendo... da sua lista, eu joguei o Castelo da Ilusão original, mas como dito no comentário anterior, foi no emulador do Mega para PS2. E pretendo jogar o Shovel Knight em 2015, pois é no melhor estilo plataforma mesmo, como foi bem citado no texto. Só vou ter que buscar paciência lá do fundo para poder me dedicar fielmente a ele e a outros games que eu for jogar...

      Excluir
    2. Fala Allef. Pretendo voltar com o Shugames e suas postagens por aqui nesse ano. Também não tive um ano muito fácil, paciência e ânimo pras coisas foram dois fatores que mais me fizeram falta e que eu espero que transbordem em 2015. Obrigado por acompanhar o blog.

      Excluir
  3. Cara, fiquei muito feliz por ter aceito o convite do MEME, ainda mais por saber que tu esta de volta a ativa =)

    Bem, vamos ao jogos:

    Shovel Knight - Cara, tu é a segunda pessoa que fala bem desse game. Eu o deixei passar em branco por pensar que seria mais um game no estilo pixelado, como aqueles milhares que surgiram pela Steam em 2013. Fiquei interessado e darei uma chance a ele, parece ser bacana.

    Castle of Illusion - Eu fiquei curioso e até acompanhei alguns gameplays, só que não empolguei a jogar. Tenho ele guardado aqui, quem sabe não jogo qualquer dia, hahaha!

    Guacamelee - Esse eu estou louco para experimentar, mas é tanto jogo na frente que acabo adiando. Outro que preciso jogar qualquer hora.


    Darksiders II - Eu joguei, tentei, mas achei meio Meh! Fiquei mais empolgado pelo primeiro título depois do seu texto.

    Dark Souls - Eu comprei o primeiro título por dois motivos: Os vídeos que você compartilhou pelo Facebook e indicação dos amigos. Ele parece ser um excelente game, mas jogar mesmo, só em 2015.

    O segundo título eu vou esperar mais um pouco, não pego enquanto não zerar o primeiro.

    Eu costumo reclamar muito sobre essa atual necessidade do mercado em deixar tudo o mais realista possível. Ainda jogo vários jogos da era 16 e 8 bits, consigo me divertir muito mais do que a grande maioria dos atuais.

    Acho que o fato replay saiu fora das prioridades da industria atual, talvez seja esse o problema e o motivo pelo qual Tetris ainda é jogado enquanto outros games são deixados de lado.

    Seja bem-vindo de volta o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que Shovel Knight foi a grata surpresa de 2014 juntamente com Guacamelee (nem sei se esse saiu em 2014 ou 2013, enfim). Ambos jogos 2D, sendo o segundo mais focado na exploração e o primeiro na ação, mas ambos com qualidades que faltam no monte de jogos atuais.

      Engraçado como a maioria não gostou muito de Darksiders 2, mesmo com ele tendo ampliado completamente o primeiro game. O povo acho que prefere algo mais simples e focado do que algo tão abrangente como foi o Darksiders 2. Muita coisa pra evoluir, pra explorar, pra equipar, pra coletar, acaba cansando...

      Excluir
  4. Guacamalee jogo curto? cheirou? o jogo dura mais de uma hora e meia po.

    ResponderExcluir
  5. Meu sincero Parabéns por essa lista, sensacional...Agradeço pelo "seu tempo perdido", mas ajudará muito a passar o meu tempo......Estou sem o SNES, mas estou com o play 2 ainda, e comprei um daqueles CD's com jogos do SNES, boa parte dessa lista se encontra no CD, porém gostaria de saber se o Tactics Ogre existe com algum outro nome, pois no CD só tem a versão japonesa, como um fã do Final Fantasy Tactics, gostaria de testar esse jogo tbm......Fico no aguardo e novamente Parabéns pela lista.....

    ResponderExcluir