terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Tutorial: Aplicando Patchs & Compactador GEMC



Olá jovens aventureiros no mundo dos retrogames! Hoje resolvi compartilhar com vocês o pouco conhecimento que tenho sobre roms traduzidas, as famosas roms "patcheadas", como dizem por aí. Vou falar sobre alguns programinhas bacanas e ensinar como usá-los. Sei que a maioria que faz uso da emulação já deve saber disso, mas é sempre bom deixar registrado pra quem ainda não entende ou simplesmente tem curiosidade de saber como funciona esse lance.

Além da tradução, pra não ficar um post muito magro, vou falar também de um compactador de isos chamado Gemc, muito usado em diversos sites que disponibilizam isos mega compactadas por esse aplicativo, facilitando seu download. Bom, chega de enrolação e mãos à obra!


Sites de traduções, atualmente, existem aos montes. Os mais conhecidos, entretanto, são gringos e não disponibilizam rom alguma, apenas os arquivos pra se aplicar nas roms, o que pode complicar a vida de quem quer apenas aproveitar aquele RPG desconhecido e que agora pode entender. Posso destacar um deles aqui, onde você vai encontrar a maioria dos patchs para jogos japoneses traduzidos para o inglês: o Romhacking. Dentre os brazucas, o POBRE (sigla pra Portal Brasileiro de Romhacking e Emulação) é o que mais se destaca.

Patchs são arquivos que introduzem desde textos até alguns sprites em outra língua para as roms. Em alguns casos, eles transformam totalmente um jogo em outro, utilizando o básico apenas. São aplicáveis através de programas específicos e são criados para permitir que os que não conhecem a língua japonesa (na maioria dos casos) possam aproveitar alguns jogos que não foram lançados de forma oficial desse lado do mundo. Muitos patchs podem ser aplicados usando-se o mesmo programa, mas alguns patchs, pelo esquema utilizado quando foi desenvolvido (nisso inclui-se desde a dificuldade de tradução, a compilação da mesma, a compactação do texto, etc), requerem alguns programas diferentes do usual.

À seguir, vou listar dois programas que eu uso pra aplicar patchs em alguns jogos. Vale lembrar que existem muitos outros programas e eu não conheço da missa nem a metade, mas, acredito que isso já deve ajudar muita gente. Uma última lembrança: antes de baixar o programa e o patch, baixe a rom pura de algum site de sua preferência e descompacte-a numa pasta separada das outras. Isso vai evitar confusão na hora de procurar o jogo e a tradução do mesmo, pois o nome dele não muda.



Lunar IPS (LIPS) - talvez seja o mais conhecido dos programas pra aplicar patchs de tradução. O Lunar IPS foi desenvolvido para ser simples de usar, e serve tanto para criar IPS (o patch) quanto para aplicá-lo. Assim que abrir o programa, clique em Apply IPS Patch, escolha o arquivo patch e depois a rom pura (deszipada) e pronto. Nada mais precisa ser feito, à não ser, claro, jogar.



Beat - funciona da mesma forma que o Lunar, mas às vezes se torna necessário para aplicar alguns tipos de patchs.

GEMC 2.0

Bom, dito tudo isso, vamos passar pra segunda parte do tutorial, que é bem simples, mas faço questão de registrar aqui também. Em alguns sites de download, as isos de PSX principalmente vem, além de zipadas (RAR), compactadas internamente via ECM Tools. Esse tipo de compactação permite diminuir ainda mais o tamanho de arquivos ISO, BIN, CDI, CCD e outros formatos de mídia em disco, facilitando o download. O GEMC entra justamente nesse ponto: descompactar os arquivos com extensão ECM.



Para extrair o arquivo, clique em UNECM File e procure pelo mesmo no seu computador. Algo simples e até auto-didático, mas que é bom deixar registrado como usar pra quem ficar meio perdido nessas novidades. O Gemc 2.0 pode ser baixado aqui.

Espero que todos tenham gostado, em breve eu volto com mais um tutorial aqui no Shugames! Até lá!

2 comentários: