domingo, 15 de março de 2015

ESPECIAL: 10 Momentos Difíceis dos Games, 1ª Edição


Já há algum tempo estou pra escrever esse artigo, mas me faltava material e tempo para pesquisar, jogar e VIVENCIAR essa experiência. Contudo, mesmo provando um pouco do gosto amargo de fases e momentos complicadíssimos, ainda não juntei o suficiente pra mostrar pra vocês o que existia de mais complicado na época dos 8 e 16 bits! Sim, essa é apenas a primeira de muitas partes do especial 10 Momentos Difíceis dos Games!

Pretendo juntar aqui, momentos difíceis menos conhecidos. Claro, jogos complicados muitos já sabem de cabeça e poderíamos citar desde Megaman até Castlevania, Alex Kidd in Miracle World ou até o difamado (pela dificuldade) Ninja Gaiden. Mas, eu pretendo ir um pouco mais além desses jogos comuns em listas de "jogos difíceis". Além do tema abranger chefes/fases/estágios/lugares difíceis, vou citar minha experiência com cada um deles, mostrando que há sim, maneiras de se passar, contornar e de se vencer essas complicações programadas por verdadeiros demônios!


Bom, vamos lá então!! Lembrando que não há preferência e nem ordem de mais difícil ou menos complicada. TODOS os momentos citados aqui requerem atenção para serem vencidos, quer algumas mais, quer outras menos, mas todos são realmente uma pedra no sapato de qualquer um que jogue honestamente! Apesar disso, coloquei uma espécie de medidor de dificuldade em cada um, de 0 a 5, somente em caráter de classificação (baseado em minhas experiências próprias). Como todo mundo gosta de notas, resolvi atribuir isso aos momentos fatídicos!

10 - Kid Chameleon (Mega Drive)
Fase Difícil: Ice God's Vengeance (3/5)

Kid Chameleon é bem conhecido pela fama de ser um jogo tão grande, mas tão grande que vários consoles queimavam na época de tanto ficarem ligados! Falando sério agora, o jogo é sim, GIGANTESCO e sem NENHUM sistema de save ou sequer passwords, mas existem meios de contornar essa longevidade fazendo uso de teleportes em fases específicas! Conhecendo bem o game, dá pra pular algumas etapas realmente CABELUDAS, como a Ice God's Vengeance!



Essa fase, junto com outras que vão pintar nesse especial, constituem o BLOCO DAS FASES LAZARENTAS do Kid Chameleon! Sério, não tem como não dar outro nome pra isso! Primeiro, você começa no pé de uma montanha DE GELO! DE G-E-L-O! Só isso já assustaria metade dos jogadores, mas espere que a coisa fica pior! Além de ter que ESCALAR NO PULO a montanha gelada, a mesma se divide em dois lados, sendo que é OBRIGATÓRIO subir primeiro pelo lado esquerdo, pegar uma máscara do Micromax (aquela mosquinha), descer tudo e finalmente subir pelo lado direito. Sem essa máscara, você não consegue escalar a parte final dela, que são túneis verticais e horizontais sem plataforma alguma! E o melhor: chegando no alto, existem 5 teleportes, sendo que três deles te levam pro pé da montanha denovo! MAS QUE DELÍCIA DE FASE, NÃO?

9 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: level extra do primeiro mundo, Poochy Ain't Stupid (3/5)

Pra quem conhece o game, pra liberar essa fase extra, é preciso conseguir 100 pontos em TODAS as fases do mundo onde se está. Só isso já te ocuparia por um bom tempo e lhe arrancaria alguns fios de cabelo dependendo do mundo em questão. Essa fase extra, já no PRIMEIRO mundo, já denota que, além de serem fases EXTRAS, são EXTREMAMENTE complicadas também!



Pois bem, a fase consiste em pular sobre o Poochy (uma espécie de cachorro bizarro, mas amigo do Yoshi) e, dependendo do lado em que você virar o Yoshi, ele vai sair correndo com você em cima dele! Junte isso à buracos, passagens estreitas, LAVA e inimigos voadores SOBRE A LAVA e terá problemas infinitos, caso seus reflexos não estejam em dia! Sério, chegou um momento que eu quase desisti logo na PRIMEIRA FASE EXTRA...

8 - Aladdin (Mega Drive) 
Fase Difícil: The Escape (2/5)

Aladdin todos devem conhecer, um belíssimo jogo de plataforma, tanto pra Super NES quanto Mega Drive, cada qual com suas diferenças visuais e na jogabilidade como um todo. No Mega, temos um jogo mais focado nos combates e menos exploração, além do Aladdin se mover mais livremente e é aí que entra o PROBLEMA nessa fase.



The Escape ocorre logo após pegarmos a lâmpada mágica na caverna. A fase é um corredor gigante no meio da lava, com plataformas distantes e blocos de pedra fatais que rolam na sua direção. Como se não bastassem os desafios propostos, o jogo faz questão de te sacanear durante os pulos: Aladdin precisa estar EM MOVIMENTO pra poder saltar corretamente e alcançar as plataformas aqui. Não que isso não ocorra no jogo todo e eu não diria que é um defeito do mesmo: isso está mais pra uma característica da jogabilidade do que um defeito da mesma. Aladdin, parado, executa um salto curtíssimo, o que muitas vezes resulta em mortes. Aladdin, andando ou correndo, salta mais longe, mas isso pode te complicar se não apertar o botão no momento certo. É que o boneco tem uma facilidade TREMENDA de cair em buracos e beiradas...

7 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: level extra do segundo mundo, Hit That Switch (3/5)

Aí você avança, completa 100% do primeiro mundo e fica todo contente. Planeja fazer o mesmo com o segundo mundo e dá de cara com a fase extra do mesmo, a famigerada Hit That Switch! Pra começar, a fase não tem chão: VOCÊ faz o chão dela pisando nos botões com um [!] neles! A cada pisada, segundos contam o tempo que as plataformas vão aparecer, depois disso, elas somem! Não há um tempo contando na tela, mas acredito que sejam 10 segundos apenas.



Pra continuar na fase (e conseguir pegar todas as 5 flores e 20 moedas vermelhas), é preciso praticamente DECORAR a fase TODA! O começo dela é meio simples, mas a reta final, com botões em lugares que necessitam de uma precisão de tempo cirúrgica, pode te complicar! Essa fase também conta com as plataformas móveis que voam na velocidade da luz, o que te obriga a pensar rápido, saltar rápido e PISAR RÁPIDO nos botões pelo caminho. Demorei uns 2 dias pra fazer 100% nela...

6 - Shinobi (Master System)
Chefe Difícil: Mandara (4/5)

Não é bem uma FASE, mas poderia ser encarada como uma, já que o CHEFE Mandara vem em duas partes, sendo a primeira EXTREMAMENTE DIFÍCIL! Shinobi, por sua natureza arcade, já é um jogo com uma dificuldade acentuada. Seu ninja não morre com um hit como nos fliperamas, mas os inimigos sempre estão em posições de difícil acesso imediato. Ajustar isso com seu gameplay é a chave pra passar as fases sem ter muita dor de cabeça.

As três primeiras fases do jogo são fáceis. Basta sair matando a galera, tomando cuidado pra não levar dano e salvando os reféns... Salvar reféns, aí mora o principal problema do chefe Mandara e que poucos tem noção disso (nem eu tinha). Existem reféns que dão pontos, outros dão ARMAS melee (espadas, nunchakus, correntes) e outros que dão upgrades de energia e da sua shuriken! E é aí que está o problema com a Mandara! A desgraçada, em sua primeira forma, surge com 4 colunas com sua forma para serem destruídas, com umas 6 Mandaras cada uma. Elas avançam em sua direção e, atrás de você, há um raio mortal! Velocidade no disparo das shurikens é PRIMORDIAL aqui, até porque cada Mandara precisa de 4 hits para ser destruída! E se o seu shuriken estiver no level máximo, o que acontece quando se pega todos os reféns até ali, jamais você vai conseguir fazer isso à tempo, pois a bomba, o level máximo da shuriken, é mais lenta em seu disparo!

Então, como proceder? Simples e complicado ao mesmo tempo: ou você não pega nenhum refém até chegar nela, ou você mapeia os reféns pra pegar apenas os que dão pontos, energia e upgrade na arma melee (o que eu acho meio complicado) ou então pega os reféns até conseguir o upgrade das facas e depois não pega mais nenhum! É que cada vez que você morre, seus upgrades zeram e é preciso pegar tudo denovo. Se morrer na Mandara, terá problemas nas fases seguintes por estar com armas fracas (já passei por isso e garanto: as fases seguintes serão um inferno com shurikens fracas e apenas com o chute como arma melee).



Esse chefe, Mandara, é o primeiro divisor de águas do Shinobi, coisa que eu não percebia na época (morria ali até dar game over ou então passava com as shurikens e por algum milagre chegava ao final depois). É incrível como é mais simples destruí-la com as facas, pois elas disparam muito mais rápido. Nem com a shuriken simples é tão fácil assim, então, minha recomendação é pegar upgrades até as facas e ignorar o resto dos reféns! Mas calma, Shinobi tem mais dois momentos complicados que serão listados ainda neste post...

5 - Kid Chameleon (Mega Drive)
Fase Difícil: Alien Isle (5/5)

Primeiro 5/5 da lista, Alien Isle pode ser considerada a PIOR fase do Kid Chameleon. Sim, pior que Ice God's Vengeance, pior que Final Marathon (que vou citar mais adiante), pior que Bloody Swamp (que é outra capeta), pior que sua irmã gêmea, Alien Twilight! Alien Isle é tão complicada que faria um jogador, que já enfrentou mais da metade do jogo, desistir ali pra sempre de Kid Chameleon! E, antes que alguém diga: não, não há como "pular" ela com teleportes, à menos que você use o bug da primeira fase e vá para a última de uma vez, mas isso é considerado cheat e cheats não são permitidos nesse post hehehe!

Pois bem, se você chegar nessa fase, por algum motivo cósmico, com a máscara do Tornado (aquele carinha rosa que voa) ou o Micromax (a mosca), ignore essa posição na lista e siga para a próxima. Alien Isle consiste em diversos fossos, buracos gigantes onde é preciso descer por todos eles e subir com a ajuda daqueles elevadores com timer. Se tiver com o Tornado, basta passar voando até o final da mesma. Com o Micromax, apenas escale as paredes e adeus fase. Mesmo com essas máscaras, desviar dos raios do lazarento do alien que sobrevoa os fossos é uma tarefa para ninjas...



Pra evitar mortes e mais mortes, os programadores colocaram um teleporte no fundo de cada fosso, onde ele te leva... pro início da fase... Ou seja, caiu, o alien não te deixa subir ou perdeu o elevador (só existe um em cada fosso, além das plataformas que voam no alto), pode reiniciar a mesma pelo teleporte... É frustrante chegar até ali, ter enfrentado uma caralhada de fases difíceis (esse jogo depois de um tempo fica desafiador ao extremo) e dar de cara com a Alien Isle, uma fase programada pelo próprio satanás, onde ele ri da sua cara toda vez que o alien te derruba e te joga uma chuva de raios...

A única forma de se passar aqui sem aquelas máscaras, é pegar o Maniaxe (o "Jason") no início da fase e avançar DEVAGAR, atraindo as naves alienígenas ANTES de cair nos fossos. Atire machados nelas até deixar o alien sem a nave e sem a possibilidade de voar, aí caia e use os elevadores com calma. Repita isso nos três fossos e, no quarto, saia desse inferno! O problema é que não é sempre que essas naves desgraçadas aparecem assim, de graça, para serem facilmente alvejadas...

Mas calma que ainda não acabaram os pesadelos em Kid Chameleon...

4 - Megaman I (NES)
Fase Difícil: Gutsman Stage (2/5)

Claro que Megaman deveria pintar logo na primeira parte, afinal, ele vai representar uma caralhada de jogos difíceis de NES que optei por deixar de fora dessa primeira catança! Entre as inúmeras fases difíceis do jogo (que poderão aparecer futuramente), vou indicar essa fase do Gutsman! Ô negócio chato essas plataformas móveis no começo, ou as rochas do final, ou o chefe que te mata quase instantâneamente!



Vale lembrar que Megaman pesa cinquenta toneladas nesse jogo, então, tais plataformas móveis, assim que se abaixam, praticamente ARREMESSAM nosso robozinho azul pro inferno junto! Aliás, o que não fode o Megaman nesse jogo? Até os metools aqui estão insanamente.... insanos!

3 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: level extra do terceiro mundo, More Monkey Madness (4/5)

Mais uma fase do lendário Yoshi's Island pintando no especial. Claro, um jogo como esse, que esconde fases extras mediante os 100% no mundo em que ela se encontra, só podia resultar em fases que causam enxaquecas por default! More Monkey Madness, por ironia, não é daquelas fases unicamente difíceis: ela é, antes disso, IRRITANTE AO EXTREMO!



Quem jogou Yoshi's Island sabe do TERROR que os macacos do terceiro mundo causavam ao jogador incauto. Eles pulam, roubam o Mario, saem correndo, cospem sementes de melancia e são difíceis morrer. Essa desgraça SABE ATÉ NADAR! Enfim, nessa fase extra, eles são a pior causa de morte por aneurisma durante uma partida de videogame. A fase é um retão, quase sem chão, dependendo exclusivamente daquelas plataformas que giram e de blocos soltos no ar. A fase inteira é repleta de galhos e cipós com essas pragas agarradas neles e cuspindo sementes. Shy-guys voadores que trazem moedas vermelhas e somem em questão de segundos são o principal problema, pois eles surgem quase sempre em lugares onde não se tem chão, então, manobrar o Yoshi pra desviar das "sementadas", engolir o Shy-guy malandro e pegar a moeda vermelha é tão trabalhoso quanto capinar um terreno cheio de pedras sob o sol do meio dia.

2 - Shinobi (Master System)
Fase Difícil: Level 4-2 (4/5)

Eu falei que Shinobi ia voltar. Após enfrentar e matar a Mandara, chegamos ao Level 4-1, uma fase relativamente fácil. Mas ela só esconde o segredo, pois o final da fase 4-2 vai terminar de arrancar o resto das vidas que você salvou da Mandara! Ali existe um buraco que, não sei se foi de propósito (acredito que sim), ou foi um erro de programação, mas o dito cujo é quase impossível de ser saltado! Ali é necessária uma precisão quase cirúrgica pra poder alcançar a plataforma mais alta, pois os programadores devem ter deixado uma margem de erro mínima só de zueira com a gente!



E mais: passando ali, cuidado pois vem um ninja verde CORRENDO pra te derrubar no buraco recém ultrapassado... O mais engraçado dessa história é que, de uma hora pra outra, seu ninja pode aprender a saltar bem alto, como se o jogo liberasse essa característica randomicamente. Notei isso na última jogada minha, assim que passei desse buraco, na fase seguinte. Observe pela segunda imagem a altura do salto! Falha na programação ou o jogo é assim mesmo? Eu prefiro pensar que isso é um bug, que pode ou não ocorrer, dependendo unicamente do acaso. Aliás, nesse caso, o bug facilita as coisas, pois saltando à essa altura, aquele buraco seria fichinha de ser atravessado...

Essas são as mazelas de quem cresceu jogando 8 bits. E depois vem me falar que Dark Souls é muito difícil...

1 - Kid Chameleon (Mega Drive)
Fase Difícil: The Final Marathon (4/5)

Resolvi fechar a primeira lista com Kid Chameleon e assim terminar as fases difíceis dele também. The Final Marathon é, como o próprio nome indica, a última "fase" do jogo, a maratona final pra se chegar ao último chefe. Bem por isso, espere aqui toda a sorte de situações de dificuldade EXTREMA, mas nada tão desgraçado quanto Alien Isle nos proporcionou. Até porque, aqui ou você passa ou você morre, mas cabe o recurso da decoreba, o que facilita demais, diferente da Alien Isle, onde você dependia mais da sorte (alien voador desgraçado) do que da habilidade.



Pra começar, a maior parte da fase deve ser passada com o Skycutter, o carinha futurista no skate voador capaz de mudar a gravidade e "correr" no teto! Quem jogou sabe, o cara é extremamente rápido e, bem por isso, extremamente difícil de ser controlado adequadamente. Junte isso à plataformas que sobem e te esmagam, plataformas que caem e te matam e à um fosso gigantesco onde é preciso inverter a gravidade do skate pra passar e temos um ENORME desafio. No final dela, a bandeira que marca o fim da fase está CERCADA por blocos cheios daquelas brocas, tudo pra ajudar realmente!

Bom, e com Kid Chameleon eu encerro essa primeira parte do especial. Se quiserem dar dicas de fases difíceis, podem deixar nos comentários, farei o sacrifício de jogá-las e darei meu parecer na próxima parte, que não deve demorar muito. Abraços!

9 comentários:

  1. em uma parte do super metroid que tem areia movediça você precisa pular em uma pequena abertura no teto a dificuldade para passar não foi brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu lembro dessa parte. Já estou juntando mais momentos aqui e talvez semana que vem pinte a segunda edição.

      Excluir
  2. Acabei de encontrar esse site e eu achei otimo ^^

    Shinobi foi um dos primeiros jogos q eu tive pro master e essa parte do salto me fez ter odio desse jogo. eu só zerei shinobi uma vez (eu devo ter chorado de alegria xD ) e já tentei ganhar outro momentos depois, mas sempre perco nessa parte.
    eu acho q darei possiveis sugestões de momentos dificeis.

    Kenseiden: não sei se vc aplicaria como o caso do madara, mas o segundo chefe, o cara do porrete, acredito q quem jogou teve dificuldades de encontrar o jeito certo de mata-lo. (1/5)

    Black Belt: (mais outro chefe xD) o boss da 4 fase, Oni, sempre desistia contra ele. é daqueles q vc tem q arranjar uma manha pra derrota-lo. (2/5)

    Bonanza Bros.: a ultima fase, do egito é tenso.(2/5)

    Gain Ground: o gain ground pro master tem um 5 mundo q as fases em si, são pra vc querer passar pelo menos um carinha até a saida. (nunca zerei tb) 3/5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo! Eu também acho que só terminei uma vez na vida o Shinobi e quase pelo mesmo motivo que você e que está listado aqui: esse maldito buraco. Quando não era ele, era a Mandara! E quando não eram esses dois, era a fase do bambuzal que vou citar na segunda edição! Jogo do demônio hehehe!

      Gostei bastante das suas dicas de momentos difíceis! Vou acatar todas pra segunda edição, principalmente essa do Kenseiden! A manha pra acabar com esse cara acho que impediu centenas de crianças na época de avançar no game heheheh!

      Abraços e obrigado pelo acesso!

      Excluir
  3. Só três jogos hehehehe

    Esqueceu do Alien Soldier. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda edição já está em andamento e terão jogos diferentes!

      Excluir
  4. A parte da Mandara no Shinobi da sim pra vencer pegando os refens.
    E o ultimo power up não é a granada, é uma pistola, a velocidade é a mesma da shuriken. Eu quando jogava ficava apertando pulo e tiro igual um louco.

    ResponderExcluir
  5. Ja na fase 4-2 eu sempre utilizava o ninjutsu de voar para passar dessa parte. Nem pensava duas vezes.

    ResponderExcluir