segunda-feira, 24 de julho de 2017

10 Chefes Difíceis - Edição Beat'em Up



Já faz um tempinho que venho desenvolvendo a idéia de fazer um TOP 10 de chefes mais chatos, complicados e difíceis dos beat'em ups (também conhecidos como "briga de rua"). Não é uma tarefa muito fácil, haja vista que o mar de jogos desse estilo é gigantesco, e escolher apenas 10 chefes entre tantas possibilidades é complicado. Jogos de arcade então, a enorme maioria possui sempre um boss que foi feito pra te arrancar fichas, faça o que você fizer, entenda o quanto entender do jogo.


Tirando o fato daqueles jogadores alienígenas que terminam Final Fight com uma mão e sem levar dano, a maioria dos jogos desse estilo são difíceis para os mortais desse mundo. Então, entre arcades e consoles, desenvolvi a primeira lista de 10 chefes difíceis, alguns menos difíceis, outros bem complicados, mas todos com uma finalidade: acabar com a graça do jogador, custe o que custar (no caso dos arcades, fichas). A lista não está por ordem de preferência ou do mais fácil pro mais difícil. Considere que todos esses selecionados são, de certa forma, chefes que dependem de alguma estratégia melhor elaborada para serem derrotados. Coloquei ainda uma espécie de "medidor" de dificuldade em cada um, que vai de 1 a 5. Espero que gostem e boa leitura!



10 - Green Abobo (Double Dragon - multi-sistemas)
Nível de dificuldade: +++
Armas e golpes: socos, chutes e agarrões


O "Abobo normal" do jogo representa o primeiro chefe da série Double Dragon: um homem enorme, vestido apenas com uma bermuda (cuja cor é diferente, dependendo da versão jogada), com uma cara amarrada que mais parece um amontoado de músculos e golpes certeiros, que arrancam muita energia do pobre e raquítico jogador. Enfrentar um Abobo pela primeira vez na vida é sempre uma emoção. E qual não terá sido a surpresa do jogador ao ver esse mesmo chefe retornar muitas fases depois da primeira?



Green Abobo é um "Abobo" turbinado, provavelmente modificado geneticamente que, por mais inacreditável que possa parecer, prevê seus golpes e enfia a porrada no pobre jogador sem nenhuma piedade. A cor dele não é apenas de enfeite: a programação desse chefe tem algumas minúscias que o diferencia dos demais "Abobos". Além de ter uma energia maior e arrancar mais vida do incauto jogador, ele também sabe jogar nos erros do mesmo. Basta errar uma simples voadora pra começar a voar pelos ares, arremessado pelos enormes braços verdes do monstro musculoso.





9 - Slice (Cadillacs & Dinosaurs - Arcade)
Nível de dificuldade: ++++
Armas e golpes: velocidade e bumerangues, mas pode socar e chutar também



Slice é um dos chefes mais ágeis dessa lista. Armado com bumerangues, o bicho pula o tempo todo pela tela, tornando difícil a tarefa do jogador de acertá-lo. Quando parado, desfere chutes difíceis de desviar. Esse é um dos chefes que tem ajuda de capangas o tempo todo pelo cenário, o que atrapalha mais ainda.



Com toda certeza, o diferencial de Slice é seu bumerangue - e ele faz um ótimo uso do mesmo. Além da velocidade do vilão, seus bumerangues vão e voltam na tela o tempo todo, o que dificulta bastante pro jogador. É preciso ter cuidado com os bumerangues, com os capangas que não param de aparecer e com o chefe, que é rápido o suficiente pra te retalhar em segundos...




8 - Death Adder (Golden Axe - Arcade e Mega Drive)
Nível de dificuldade: +++
Armas e golpes: machado enorme e poderes


Colocar um último chefe numa lista de chefes difíceis de jogos beat'em ups é chover no molhado, mas, eu prometo que esse é o único caso. Diferente de todos os outros chefes do jogo (que são relativamente fáceis), Death Adder possui algumas artimanhas que fazem até mesmo do jogador mais paciente uma usina de stress ambulante! Quantos não chegaram desse desgraçado e acabaram perdendo todas as vidas pra ele de uma só vez?



Como se não bastassem seus ataques tirarem muita energia, ele ainda solta magias que paralisam o jogador, o que o acaba tornando alvo fácil das malditas caveiras e inimigos que perambulam pelo cenário. Acertar Death Adder é uma tarefa ingrata, mesmo jogando com o Gillius Thunderhead! Se querem um conselho: a corrida com cabeçada do anão é a melhor arma contra esse desgraçado!



7 - Mona & Lisa (Streets of Rage - Mega Drive)
Nível de dificuldade: ++++
Armas e golpes: voadoras, chutes e agarrões


E então chegamos numa dupla de chefes que, muito provavelmente, tiraram todas as vidas do jogador que achava que ia terminar facilmente Streets of Rage, do Mega Drive. A dupla color-swap da Blaze, chamadas aqui de Mona & Lisa, batem sem nenhuma piedade e sem um pingo de dó do jogador. E o pior: cada golpe que você leva arranca uma barbaridade de energia! Duas ou três voadoras já podem te levar uma vida assim, brincando!



"E como vencer essa dupla de demônios?", muitos perguntam. A resposta clássica é: "use a Blaze e seu chute invertido!". Sim amigos, esse golpe da Blaze pode anular as voadoras dessas desgraças, bem como acertá-las de uma distância mais segura, evitando chegar perto delas (um agarrão de uma delas praticamente te mata). Treine o chute invertido da musa dos beat'em ups e seja feliz. Ou não..




6 - R. Bear (Streets of Rage 2 - Mega Drive)
Nível de dificuldade: +++++
Armas e golpes: sentada e socos na velocidade da luz...



Você chegou até o navio em Streets of Rage 2 e acha que nada mais pode impedí-lo, afinal, os chefes até ali foram previsíveis e, até mesmo, fáceis. Jet talvez tenha sido o chefe que mais tenha lhe dado trabalho. Eis que então, surge R. Bear, uma mistura de Abobo com Balrog, com golpes do Sagat e uma habilidade de prever seus movimentos de dar inveja ao Abobo de marte...



O bicho soca, golpeia e dá uma sentada que são extremamente difíceis de desviar, pelo menos se é a primeira vez que está lutando contra ele. Tá ok, na segunda, terceira e quarta vezes também! Pombas, até hoje eu apanho desse desgraçado, é difícil sair dele sem perder nenhuma vida ou com a energia aos farrapos... A maneira menos traumática de enfrentar R. Bear é tentando acertá-lo com os golpes de corrida, ou seja: duas vezes o direcional pra frente e soco. Ainda assim, vai apanhar um bocado do "Sagat Leôncio", como meu amigo Jean costuma chamá-lo!





5 - Sodom (Final Fight - Arcade e SNES)
Nível de dificuldade: +++
Armas e golpes: katanas, e ele faz bom uso delas



Final Fight é um jogo que põe os protagonistas em enrascadas enormes. Imagina você, tendo que salvar sua filha e acaba topando com um ringue montado, tendo um samurai dentro louco pra te fatiar feito manteiga? É esse tipo de coisa que pode detonar suas poucas fichas compradas com o dinheiro do pão de uma vez por todas! E o maluco das espadas é um exímio cortador humano: além de fazer um bom uso do espaço, ele faz também um bom uso de suas katanas afiadíssimas!



Enfrentar Sodom, assim como em 90% dos casos com chefes de beat'em ups (menos com o R. Bear, com esse desgraçado não tem esquema!), requer paciência para aprender seu padrão. Como é um inimigo que se move muito rápido, se estiver com Haggar aqui, vai servir de saco de pancada até ficar pobre de tanto comprar fichas, mas com Cody ou Guy a coisa pode mudar de figura. Vale lembrar também que você pode pegar as espadas que derrubar do inimigo e usar contra ele: elas arrancam uma boa energia do samurai.







4 - Morgan & Morgue (Cadillacs & Dinosaurs - Arcade)
Nível de dificuldade: +++
Armas e golpes: metralhadora com Morgan, cabeçadas com Morgue



E Cadillacs voltou, mas dessa vez com Morgan, que é um dos vilões mais icônicos deste também icônico beat'em up da Capcom. Aqui o lance rola em duas etapas: primeiro, terá que espancar o anão humano folgado, armado com uma metralhadora e que fará uso dela o tempo todo. Depois de bater nele o suficiente, ele se transforma num dinossauro bizarro (Morgue), onde seu principal ataque é a cabeçada.



Tanto faz o personagem que esteja usando, faça uso principalmente dos agarrões aqui. Morgan é bastante suscetível aos abraços apertados da turma de heróis, sendo um alvo fácil, apesar da velocidade do baixinho. Já com Morgue, tente desviar das cabeçadas e tentar agarrá-lo. Com o tempo (e após um saco de fichas), você consegue!




3 - Yamato (Captain Commando - Arcade e SNES)
Nível de dificuldade: +++
Armas e golpes: uma enorme espada e habilidade para usá-la


Mais um beat'em up da Capcom - mais um excelente jogo para se gastar horrores com fichas! Deus abençoe o MAME! Enfim, Yamato é mais um boss daqueles desleais com o jogador: além de vir armado com uma espada que mais parece uma foice de cinco metros, ele ainda chama vários capangas clones de nome Musashi para ajudá-lo no espancamento do jogador! É um chefe cascudo, mas, claro, com manhas, se torna um bebezinho de tão inofensivo!



E sim, o bebezinho escrito acima foi intencional: com o Baby Commando, fica bem fácil aplicar aquele método de dois golpes, vira, dois golpes, vira, repita até o fim, muito usado em Final Fight pelos alienígenas que terminam sem levar dano! Basta encostar o ser de cabeleira rosa em algum canto e mostrar pra ele com quantas foices se faz um boa luta!





2 - Irmãos Mafiosos (Mobsters) (The Simpsons - Arcade)
Nível de dificuldade: ++++
Armas e golpes: socos, chutes e... fazer escadinha um no outro

Os irmãos vigaristas nesse belo arcade dos Simpsons (cortesia de uma Konami que não existe mais hoje em dia) dão um belo trabalho ao jogador. Eles aparecem durante o início do jogo, mas apenas pra mandar os capangas pra cima da família Simpson (que aqui viraram lutadores de rua com requintes de crueldade), sendo que sua real aparição como chefes se dá bem mais adiante no jogo.



A luta contra esses camaradas é tensa e demorada, isso se você não quiser perder fichas ou esteja tentando terminar sem morrer. Um dos melhores personagens para enfrentá-los é justamente o Homer, já que sua voadora é bastante útil aqui. Além de serem rápidos, eles sobem um no outro e batem sem piedade alguma, obrigando o jogador a acertá-los para separá-los novamente. Às vezes, um dos dois pode soltar algum item de cura, mas isso é raro de acontecer. É um daqueles chefes pra sugar o resto das suas economias e acrescentar mais uma úlcera gástrica de tanto ódio...





1 - Missing Link (Vendetta - Arcades)

Nível de dificuldade: ++++
Armas e golpes: C-O-R-R-E-N-T-E-S



Missing Link é o primeiro chefe a meter medo mesmo nesse belíssimo arcade de briga de rua. Esqueça aquele fanfarrão da primeira fase, armado com uma serra elétrica: aquilo lá é um aperitivo para o que Missing Link poderá fazer com você caso não seja rápido o suficiente. O enorme "Abobo" cheio de penduricalhos e correntes tem golpes fortíssimos e fará uso deles sempre que você deixar de ir pra cima dele. Dito isso, saiba que a regra principal aqui é: VÁ PRA CIMA DO BOSS A TODO MOMENTO!



Claro, você poderia chegar com um barril de fichas na máquina e dizer: "quem é esse otário cheio de correntes perto do meu caminhão de fichas?", mas isso somente ricos faziam. Nós, pobre mesmo, com aquele troco de bala, tínhamos que nos virar na máquina e tentar descobrir padrões para vencer! E descobrir padrões com um maluco de dois metros de altura e cheio correntes atrás de você não era tarefa muito fácil...

13 comentários:

  1. Muito bom esse top 10 de chefes difíceis! Eu discordo de alguns: Em Cadillacs, os Slissaurs são muito mais difíceis do que Slice, afinal, são 3 Slices de 1 vez só! Em Vendetta, os Rude Bros são osso duro de roer! E em Captain Commando, Doppel é o dono da ficha! No mais, parabéns e continue nos brindando com esse blog de conteúdo tão legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou anotar esses nomes e, quem sabe futuramente, não apareça mais um TOP 10 de chefes difíceis dos beat'em ups hehehe!

      Excluir
  2. As garotas de Streets of Rage foram um dos maus maiores "rages"! Elas pulam feito dois grilos verdes... mas chutam como um touro de rodeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dupla ainda causa muitos game-overs por aí...

      Excluir
  3. Tem uns chefes que conseguem ser mais irritantes que outros de níveis posteriores, as vezes você tinha que se valer de algum esquema ou arma pra facilitar. Queria ser ninja e zerar algum beat n' up de fliperama com um único crédito. No Captain Commando achava mais irritante os dois chefes que disparavam arpões. Já era um custo matar um na segunda fase, dois então era pior. Yamato eu mandava voadora da parede direto. A Mona & Lisa até aprender o truque de cair em pé, me tiraram muitas vidas. Um sub chefe de beat n up que incluiria aí é o maldito Mr. Heart do Hokuto no Ken de Master que é a versão japa do Black Belt. Ora ele toma os golpes e simplesmente morre e noutras não tem como... É game over.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Mr. Heart é o gordão? Se for ele, parece que só com socos esse maldito perde energia, sofri horrores pra passar dele tbm, mas morri no chefe seguinte...

      Excluir
    2. Sim, aquele gordão da primeira fase antes de lutar com o primeiro chefe.

      Excluir
    3. Acreditem, cadilac ficou tanto tempo no meu "vilarejo" (e era o único fliper) que passei a virar com 1 ficha sobrando vidas extras.

      Excluir
  4. Boa lista, como o Doc Cocamonga colocou aí em cima, depois que você descobre o macete de cair de pé, Mona e Lida perdem um pouco da dificuldade.(Não ficam fácil, mas já ajuda.)

    ResponderExcluir
  5. Heeee e o cosmo voltou!....
    gostei da lista, já tive dificuldade com vários destes chefes, mas trocaria o "SLICE" Pelo Rolento em Final Fight 2... No mais, bela lista para garantir um ótimo AVC nos desavisados.

    ResponderExcluir
  6. Caramba esse post tá show de bola Cosmão só boss casca grossa tem ai cara me lembro de ter ver sempre algumas pessoas jogando e chegando em alguns desses boss e levando uma surra rs.

    ResponderExcluir
  7. O R. Bear realmente mete medo, mas aí tive que jogar com meu filho e para nos stressarmos menos, deixei ele jogar com o Axel, geralmente eu jogo com a Blaze, mas eu precisava gerar danos realmente grandes nos adversários, então comecei a jogar com o Max e aquela corridinha marota dele simplesmente acaba com a vida dos chefões, inclusive do Bear, não diminui a dificuldade, mas torna a batalha mais equilibrada, na minha minha lista de Street of Rage o cara chato é o maluco vestido de sunga dentro de um tipo de cage que corre de um lado para o outro e dá um socão, contra esse não tem padrão, não tem estratégia, é torcer para acertar ele e ele não te acertar.

    ResponderExcluir